Peumus boldus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 METODOLOGIA 6
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
4.1 A fitoterapia no Brasil 7
4.2 Fitoterápicos: aspectos clínicos 7
4.3 Toxicologia dos fitoterápicos 8
4.4 Uso seguro dos fitoterápicos 8
4.5 Interações com Fitoterápicos 9
4.6 Qualidade dos fitoterápicos 9
4.7 O boldo e suas propriedades 10
4.8 Usopopular do Boldo 10
4.9 Interações medicamentosas do boldo 11
4.10 O boldo na gravidez 12
4.11 O boldo no tratamento de câncer 12
5 RESULTADOS ESPERADOS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
APÊNDICES 17
ANEXO 18









1.INTRODUÇÃO

A utilização de fitoterápicos pela população é preconizada pela ideia de tratamento preventivo e sua cura é uma das mais antigas formas de tratamentomedicinal da humanidade. Essa crença na fitoterapia é devido ao fato dos países em desenvolvimeto depender das plantas como medicamento e como a única forma de acesso aos cuidados básicos de saúde. Pode-se observar que o uso de plantas medicinais pela população aumenta cada vez mais em farmácias e drogarias (VEIGA JUNIOR; PINTO; MACIEL, 2005).
No Brasil a maior parte das plantas medicinais éconsumida com pouca ou nenhuma comprovação de efeitos terapêuticos. Isso tem levado a uma grande preocupação, pois o uso indiscriminado dessas plantas ou medicamentos podem acarretar efeitos tóxicos que podem chegar desde efeitos leves até mesmo ao óbito do usuário.
Na fitoterapia destaca-se o uso do boldo do chile onde o mesmo apresenta várias atividades terapêuticas, sendo utilizado como colagogo,colerético, no tratamento gastrintestinais indicado para tratamentos do fígado e do estômago, cólicas hepáticas, hepatite prisão de ventre e reumatismo (SILVA et al; 2006).
Vale ressaltar que o uso de medicamentos fitoterápicos sempre deve ser acompanhado de um profissional da área da saúde, pois tem seus riscos e benefícios sendo assim orientado pode ter uma eficácia e segurança maior notratamento.
Boldo tem suas vantagens e desvantagens pois, se utilizado de modo incorreto pode causar graves complicações principalmente se utilizado na gravidez, pode causar malformações no feto e até mesmo levar ao aborto; também se utilizado com antiplaquetários causa inibição da agregação plaquetária, desta forma pacientes que estão em tratamento de anticoagulantes devem evitar o consumo de boldo(FINTELMANN; WEISS, 2010).
Este trabalho tem o intuito de informar e orientar a população sobre o uso correto de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, orientando sobre a dose correta e o uso correto de medicamentos evitando a intoxicação e uma eficácia no tratamento (SILVA et al; 2006).

2 OBJETIVOS


2.1 Objetivo Geral

Identificar as relações terapêuticas e toxicológicas dosfitoterápicos de modo geral e, em destaque referente ao Peumus Boldus.
.

2.2 Objetivos Específicos

Identificar a importância da fitoterapia.
Alertar a importância de se conhecer a toxicologia de produtos fitoterápicos para o melhor desenvolvimento de uma terapia segura e eficaz.
Conhecer as principais interações medicamentosas
Propor um estudo detalhado do peumus boldus, indicando suasparticularidades clínicas, tóxicas e de interações medicamentosas.












3 METODOLOGIA

Será realizada uma revisão bibliográfica em livros, revistas científicas, pesquisas em base de dados acadêmicas conceituadas, como: google acadêmico, scielo, periódicos capes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio de Janeiro, identificando os principaistrabalhos publicados sobre a fitoterapia e, em especial, sobre o peumus boldus. As palavras-chave utilizada para realizar tal busca serão: fitoterapia, peumus boldus, medicamentos fitoterápicos.
Este estudo tentará promover uma busca nas referências acima indicadas entre os anos de 2000 e 2012, dando preferências aos trabalhos mais recentes.

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


4.1 A fitoterapia no...
tracking img