Pet glamour

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO INTEGRADOR
TA Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos emprodutos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Índice[esconder] * 1 Caracteristicas* 2 Vantagens oferecidas * 3 Objetivos * 4 Gestão do Conhecimento e Capital Humano nas Organizações * 4.1 Os recursos intangíveis entram em cena * 4.2 Estratégia de capital humano * 4.2.1 As mudanças acontecendo * 4.2.2 Processos Intensivos em Conhecimento * 5 Sistemas de Gerenciamento de conhecimento (Sistemas de gestão do conhecimento) * 6 Gestao do conhecimentono Japão * 7 Ver também * 8 Referências * 9 Ligações externas |
[editar] Caracteristicas
A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.(Georg van Krogh, 2002)
Aprincipal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extracção, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.
De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimentoinfluencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informaçãopode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.
Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado nageração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
[editar] Vantagens oferecidas
Vários autores (Drucker, 1993; Davenport et al., 1996; Staples et al., 2001; Holsapple, 2008, etc.) afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações queas empreendem.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
* Vantagem competitiva em relação à concorrência
* Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
* Rápida comercialização de novos produtos
* Aumento do valor das ações
* Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais
* Melhoria dosprocessos internos e maior fluidez nas operações
* Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
* Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
* Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente
[editar] Objetivos
A gestão do conhecimento tem como objetivos:
* Tornar acessíveis...
tracking img