Pestel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Classificada como uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale transforma recursos minerais em utensílios do cotidiano das pessoas, dessa forma contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento da sociedade e do país, contudo promove impactos socioambientais.
Para uma avaliação de seu macro-ambiente, através do método PESTEL (PEST) é possível realizar um estudo qualitativo de umdeterminado cenário com base em fatores políticos (P), econômicos (E), sociais (S) e tecnológicos (T).
Político
As mudanças no cenário e ambiente político interferem diretamente nas atividades da Vale. Essa interferência do governo pode favorecer ou desacelerar a tomada de decisão e esta pode tomar mais tempo para reagir a contingências.
Hoje a Vale é uma empresa privada controlada pelo governo, porémeste não escolhe o que acontece dentro da empresa, a não ser que ele troque o comando. Conforme informações da mídia, o atual presidente foi escolhido minuciosamente pela Presidente Dilma. É comum dizer que o controle da Vale é do governo, visto que isso de faz através de fundos de bancos estatais ( onde está o BNDES, Bradesco, Mitsui e fundos de pensão das estatais).O Governo Brasileiro é hoje omaior acionista da Vale e controlador da Valepar. Dessa forma as diretrizes são passadas pelo governo, porém a execução pode ou não ocorrer.
Através do governo as regras e leis que regulam atividades extrativistas, tributos, mercado e políticas internacionais, são sancionadas e afetam diretamente os negócios da Vale.
Pelo governo são criados decretos que outorgam concessões para construção, usoe exploração de ferrovias para a atividade extrativista com forte impacto socioambiental - consumo de reservas, poluição atmosférica e até deslocamento de populações, porém nota-se o desenvolvimento regional e até mesmo do país que é gerado através das atividades da Vale. O escoamento da produção, gerando fontes de renda e contribuindo para o crescimento econômico dos estados, como por exemplo, oestado do Maranhão, que provém da indústria extrativa mineral e da construção civil, refletindo a forte concentração de investimentos públicos e privado, fato que se deve a presença da Vale.Investimentos em portos no Espírito Santo para o escoamento do minério de ferro.
Outras mudanças também podem ser observadas nessa condição, exemplo o crescimento da economia e crescimento urbano desordenado.A expansão do negócio e abertura de novos mercados é monitorada pelo CADE, que já atuou em anos anteriores regulando negociações e aquisições de mineradoras com a alegação de monopólio sobre a produção do minério de ferro no País, evitando imposição de preços acima daqueles que seriam obtidos em ambiente de normal concorrência, resultando dele a redução de investimentos e a retração do emprego eda renda, com conseqüências danosas para o crescimento da economia.
Econômico
A Vale tem papel fundamental na economia do país. É considerada um dos principais elementos transformadores de estados brasileiros, por meio de suas operações com mineração, voltadas a exportação, siderurgia, logística e energia. A Vale é hoje responsável pelo superávit comercial do Brasil. Sem as suas exportações ocomércio com o estrangeiro estaria com prejuízo.
A Vale tem ações negociadas em reais (Bovespa), dólares (Bolsa de Nova York) e euros (Latibex, em Madri e em NYSE Euronext Paris).
Os grandes acionistas estrangeiros da empresa são o Citibank, HSBC, J. P. Morgan Chase, Barclays, Fidelity Management, Vanguard Emerging Markets, Morgan Stanley, Templeton e Black Rock. São grandes bancosinternacionais.
A Vale demonstra dependência com relação à economia internacional. Como grande produtora de commodities, seu sucesso está ligado diretamente à demanda das usinas e fábricas e esteve, nos últimos anos,atenta e apoiada no crescimento da economia chinesa. Realizou grandes investimentos para atender esse mercado, e segue com plano para a construção de supercargueiros para abastecer a China.
A...
tracking img