PESRSPECTIVAS SOCI LOGICAS PETER BERG S Ntese Dos Cap I E II

743 palavras 3 páginas
A Sociologia como Passatempo Individual

Neste capítulo foram observadas as várias imagens do sociólogo na imaginação popular. O autor cita que os sociólogos não ocupam na imaginação popular a mesma importância que os psicólogos e nem são vistos da mesma maneira. A primeira visão que se tem do sociólogo é alguém empenhado em ajudar pessoas, empenhadas em atividades que tragam benefício para a comunidade e os indivíduos. Mas esta imagem é ilusória. Entretanto para qualquer ação na sociedade deve haver o conhecimento sociológico seja este saber usado para o bem ou para o mal. Um exemplo é a criminologia, um campo da sociologia que proporciona informações tão valiosas tanto para os que procuram combater o crime, quanto para os que desejam promovê-lo.
O sociólogo é visto também como teórico do serviço social, comparado a um espião que percebe e informa o que existe. O conhecimento é útil aos assistentes sociais, mas também a todos que convivem com seres humanos, enfermeiras, evangelistas, etc.
Outra imagem do sociólogo é a do reformador social, um tanto quanto falsa, essa imagem vê o sociólogo como alguém que traz esquemas de reforma de questões sociais. Na imagem do sociólogo como coletor de estatísticas, o sociólogo é visto como aquele pesquisador que sai às ruas em busca de informações, como nas pesquisas de opinião pública; é bem verdade que existem as pesquisas, entretanto, dados estatísticos constituem sociologia somente se interpretados, quando situados dentro de um quadro teórico com referências sociológicas. Uma outra imagem do sociólogo é um homem preocupado em criar uma metodologia para aplicar aos fenômenos sociais. Finalmente a imagem do sociólogo como um observador impessoal e sardônico, um frio manipulador de homens, que busca seu prazer avaliando a vida alheia.
O sociólogo procura compreender a sociedade de maneira disciplinada, de uma maneira científica, tenta ser objetivo, controlar suas preferências e preconceitos pessoais. Para a sociologia as

Relacionados