Pesquisa sobre filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Alfabetizar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança e a escolha do tema deste trabalho se deu com o convívio com jovens e adultos durante o estágio supervisionado na EJA.
Geralmente é depois da adolescência que o indivíduo reconhece que necessita do conhecimentoescolar e passa a buscá-lo. As causas de não ter se alfabetizado na infância podem ser várias, como o fato deter que trabalhar para sobreviver, não ter acesso a escola no local onde mora e até mesmo a evasão escolar, por isso é comum ainda haver escolas que alfabetizam jovens e adultos.
É muito gratificante para uma pessoa leiga poder aprender a ler e escrever consciente da necessidade e importânciade tal ato para a sua vida, um mundo novo se abre para ela é como se fosse cega e de repente abrisse os olhos e enxergasse coisas que até então não via. Alfabetizar tais pessoas é proporcionar para elas grandes mudanças, uma nova visão de mundo, a chance de ter uma vida melhor pelo menos com mais oportunidades.
Para os professores, já docentes ou em formação, é fundamental saber como acontece evem acontecendo o processo de alfabetização nestas fases da vida, é nítido que com os jovens e adultos a alfabetização não acontece da mesma forma como na infância, os adultos precisam ser incentivados para que tenham motivação e não deixem que os problemas rotineiros os afastem da escola, o professor precisa conhecer as metodologias atuais e as que foram aplicadas e tiveram êxito para melhoratender ao seu aluno que independente de ser criança ou adulto também necessita de formação crítica e social.
A educação de jovens e adultos é um direito assegurado pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), é assegurado gratuitamente aos que não tiveram acesso na idade própria e segundo a LDBEN o poder público deverá estimular o acesso e a permanência do jovem e do adulto na escola.Existem diversos fatores que muitas vezes não possibilitam a alfabetização no período da infância no decorrer dos anos o indivíduo sente a necessidade de inserir-se nesse processo e procuram a EJA (Educação de Jovens e Adultos) oferecido por escolas pública e por projetos comunitários de alfabetização, essa pesquisa enfatiza esse processo de alfabetização, analisando informações sobre otema e a validade das metodologias aplicadas.

Essa pesquisa possibilitou a compreensão da necessidade e eficácia da educação de jovens e adultos para cidadãos que desejam adquirir conhecimento e o papel dos professores nesse processo, poderá contribuir para o entendimento de como acontecer e está acontecendo a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e especificamente na cidade de Santa Maria– DF, tem como objetivo analisar os processo de alfabetização, procurando identificar as metodologias utilizadas, investigar a eficácia das propostas de alfabetização e identificar os anseios dos jovens e adultos ao inserirem-se nesse processo.
No primeiro capítulo é abordado o histórico da EJA no Brasil, a trajetória até os dias atuais e cita também a alfabetização como um todo. O segundocapítulo trás as reflexões teóricas sob a visão de alguns autores como Paulo Freire que dedicou a sua vida a educação popular, e é referencial para a EJA, fala sobre a evasão, o perfil do aluno e do professor da EJA.
O terceiro capítulo trata-se de uma pesquisa de campo apresentando os dados coletados por meio de questionários aplicados a professores alfabetizadores e alunos da EJA, apesquisa de campo possibilita conhecer a opinião dos jovens e adultos, os seus anseios e a opinião dos docentes que atuam na EJA. A pesquisa foi qualitativa, o que permitiu uma compreensão detalhada das opiniões referentes ao tema, a pesquisa qualitativa tem um caráter descritivo e foco amplo, os dados obtidos são analisados e comentados no terceiro capítulo no intuito de esclarecer e justificar a...
tracking img