Relatorio de frenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frenagem de Máquinas de Corrente Continua de Forma Dinâmica

Resumo— Durante o experimento é discutida a frenagem de um motor de corrente contínua, mais especificamente a frenagem dinâmica. Nesse processo é usada uma resistência de frenagem de valor variável, para que possamos ver as variações de corrente, potência e tempo de frenagem. Também será avaliada a mudança do comportamento da máquinade corrente contínua, passando do funcionamento como motor para o funcionamento como gerador. Através dos valores de potência a vazio é possível estimar os valores das perdas rotacionais da máquina e do torque de atrito.


Palavras-chave: Frenagem Dinâmica, Motor CC, Frenagem de Máquinas.
Nomenclatura
Máquina Rotativa -- É um equipamento destinado a converter energia mecânica em energiaelétrica, ou vice-versa. No primeiro caso elas recebem o nome de motores elétricos e, no segundo, geradores elétricos.
Trafo -- Nomenclatura informal abreviada para transformador.
Gerador -- É um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.
D.C. – Corrente contínua.
Introdução
T
oda e qualquer máquina rotativa, ao longo desua operação passa por processos de aceleração e desaceleração em conseqüência do seu meio ou tipo de operação, porém durante algum momento, esse processo irá demandar algum tipo de frenagem, que pode ser tanto soba presença ou não de energia elétrica. Os processos de frenagem têm na maioria das vezes o intuito de reduzir o tempo necessário para a paralisação da máquina, uma vez que dependendo dealgumas circunstâncias, esse processo pode ocorrer com ou sem a presença de energia elétrica, esta por sua vez permite um controle sobre a ação.
Quando a frenagem ocorre na presença de energia elétrica fornecida regularmente,essa ação se dá de forma otimizada através de circuitos eletrônicos elaboradores de forma a ter os menores danos possíveis ao sistema, pois ocorre de forma devidamentecontrolada e monitorada. Nesse processo a energia cinética presente nos equipamentos é convertida em energia elétrica e é devolvida à rede.
Quando há a falta de energia elétrica, seja por conta da concessionária ou por problemas internos, não há meios para a implementação da frenagem regenerativa (exposta acima), então a solução para a paralisação do equipamento é a chamada frenagem dinâmica em que atensão de velocidade passa a ser a única fonte de tensão no circuito de armadura, a corrente de armadura é invertida e, conseqüentemente, o torque desenvolvido também é invertido, e portanto, a máquina passa a operar no modo gerador, ao utilizar a energia cinética armazenada nas partes girantes, como fonte primária de energia mecânica. A função da resistência externa em série com a armadura élimitar o valor dacorrente de armadura. A polaridade da tensão de velocidade é mantida porque os sentidos da corrente de campo e da velocidade não se alteram.
Na operação de motores de corrente contínua deseja-se, algumas vezes, realizar a sua frenagem elétrica ou a inversão de sua velocidade. A técnica mais usual é inverter a corrente de armadura, pois, desta maneira, o torque desenvolvido seinverte e, portanto, age no rotor de forma a freá-lo. Existem três métodos para realizar a frenagem elétrica, sendo eles a Frenagem por tensão invertida, a Frenagem regenerativa e a Frenagem Dinâmica, que será utilizada neste experimento.
II. Material Utilizado
Para a realização do experimento, foram dispostos no laboratório da universidade alguns materiais. Estes materiais estão listados abaixo:1. Um motor dc – 2 kW, 220 V, 1800 rpm;
2. Reostato de campo e de partida
3. Resistência de frenagem;
4. Cronômetros;
5. Amperímetros;
6. Tacômetro ou simular;
III. Procedimento

Para a realização do experimento, deve-se fazer as ligações dos equipamentos corretamente conforme mostra as Figuras 1 e 2, mostradas a seguir:

Figura 1. Circuito de comando para...
tracking img