Pesquisa sobre empreendedores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM PORTOS

ARIELA CÔGO RODRIGUES
NATALIA NATALI

ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR

CARIACICA
2011

ARIELA CÔGO RODRIGUES
NATALIA NATALI

ENTREVISTA COM EMPREENDEDOR

Trabalho apresentado à disciplina Empreendedorismo do Curso Técnico Integrado em Portos do Instituto Federal do Espírito Santocomo requisito para avaliação.
Orientadora: Profª Érika Leal

CARIACICA
2011
1. INFORMAÇÕES GERAIS DO ENTREVISTADO

Entrevista concedida pelo empreendedor Geraldo Soares, 38 anos, fundador da empresa Arte & Silk , no dia 02 de abril de 2011.

2. ENTREVISTA

1. ORIGEM

“Eu comecei assim, sempre trabalhei como empregado então eu vim dointerior e agente que vem do interior tem muita dificuldade na cidade porque lá a base de educação é muito fraca. Na minha família não tinha ninguém que mexesse com isso (trabalho empreendedor), lá eles mexiam mais com roça, eu vim de Ecoporanga, norte do estado e lá a minha família administrava a roça que eles tinham.”

Com o áudio já desligado e com uma maior descontração o nosso empreendedor nosdisse que ao chegar ainda novo na cidade ele e o irmão passaram por grandes dificuldades, onde para que pudessem estudar e ao mesmo tempo se sustentarem eles mesclavam o trabalho aos estudos.
“Quando eu trabalhava em um ano o meu irmão estudava e no ano seguinte eu estudava e o meu irmão trabalhava, assim a gente conseguiu fazer o ensino básico e ter o que comer.”

2. CONCEITOS DE SI3. VISÃO

“A idea de trabalhar como um empreendedor eu tinha desde de pequeno, eu tive a mentalidade de não trabalhar como empregado, trabalhar por conta própria. Aí chegou um momento que eu tive que decidir ou eu estudava ou eu montava o meu próprio negócio. Eu optei pelo negócio.
A principio eu não tive idéia de trabalhar com confecção eu entendia um pouco de serigrafia que é o silk.
Eu tiveum sócio no inicio, ele cuidava da parte externa eu ficava com a parte interna, mas não deu certo.”

4. O TRABALHO COMO EMPREENDEDOR

“Os problemas e mudanças sou eu mesmo que coordeno, até 2010 eu tinha uma pessoa que trabalhava comigo na parte comercial aí eu ficava focado aqui dentro (fábrica em que estávamos), mas agora em 2011 já estou em uma nova etapa.
O meu trabalho hoje aqui naempresa envolve tudo desde a confecção até a entrega.
Aqui eu trabalho com quatro pessoas e pra organizar tudo eu tenho ali (em uma parede ao lado do local em que nos encontrávamos) um quadro de programação onde eu sempre anoto a programação do dia seguinte, normalmente eu fico após o horário do expediente pra me programar, eu vejo aquilo que é mais necessário, o material que chegou à frente eassim eu me organizo junto ao quadro.”

5. ENERGIA

“Meu expediente é enquadrado na lei, eu trabalho oito horas por dia, normalmente eu passo. Já faz oito anos que eu não tiro férias, desde que eu fundei a Arte & Silk e penso me aposentar.”

6. RELAÇÕES

“Tem uma instituição que é ajuda as empresas, inclusive, o presidente dessa instituição é um ex-patrão meu eu trabalhei com ele oitoanos e aprendi muito lá dentro.
Mas eu não me enquadrei direito nessa parceria que é particular e envolve mais a comunidade, mas eles dão um apoio, não apoio financeiro, mas de divulgação.
Como eu não participo desses eventos de bairro a minha nota fiscal é de venda, ou seja, eu posso mandar a mercadoria pra dentro ou fora do estado então eu não faço quase nada dentro da comunidade.
Eu creio queo desenvolvimento da cidade de Vila Velha dentro dos próximos dez anos vai ser muito bom de modo geral. Como eu trabalho com Silk a copa de 2014 e as olimpíadas vão trazer muito retorno nessa área de serigrafia, camisas, bonés. Tudo tem um detalhe de serigrafia.
Independente de o meu município estar bem ou não o país vai trazer essa condição.
Eu pretendo ter a minha loja no pólo industrial da...
tracking img