Pesquisa sao jose dos pihais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico
O território de São José dos Pinhais, habitado por índios coroados, sofreu a primeira incursão de civilizados em 1642, quando mineradores procedentes de São Paulo penetraram pela Serra do Mar até as Jazidas do rio São João, sobre a Serra de Araçatuba. A tradição, compendiada por Saint-Hilaire, afirma ter sido esta a primeira povoação existente no planalto curitibano. Documentos antigosfreqüentemente a citam sob o nome de Arraial Grande, aglomeração de mineiros. Ainda hoje existem vestígios dos trabalhos feitos para a extração do ouro. A esses primeiros povoadores da região seguiram-se desbravadores que fixaram residência em choupanas espalhadas pelas fazendas de criar, onde também fizeram plantações. Afora a procura de metais preciosos e a criação de gado, a exploração do matefoi outro fator determinante do povoamento. O motivo principal da criação do Município, todavia, foi a doação de terras feita por Antônio Taques e sua esposa a uma imagem de Bom Jesus dos Perdões - que seria o primeiro nome do arraial a formar-se. Em 1690 o padre João da Veiga Coutinho erigiu uma capela, doando-lhe todos os seus bens, dentre os quais as fazendas de Capocu e Águas Belas,onde se erguia o templo. Estas duas fazendas pertencem hoje a particulares e da igreja pouco resta. O Município de São José dos Pinhais foi instalado em 1853. Com essa categoria, os melhoramentos urbanos foram surgindo: primeira escola (1865), agência postal (1876), agência telegráfica (1890), iluminação pública e serviço telefônico (1910). Desde então seu desenvolvimento foiprogressivo.
História
São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, criado através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852. A lei definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais. O estabelecimento político da cidade se deu com a instalação da Câmara dos Vereadores, em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vilafoi elevada à categoria de cidade. São José dos Pinhais é uma cidade média, a segunda mais populosa da mesorregião e a população em 2010 o número é superior a 263 mil habitantes. São José dos Pinhais é o município com a quinta maior área da Região Metropolitana de Curitiba. São José dos Pinhais é o terceiro pólo automotivo do país, e também sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena,principal terminal aéreo do estado do Paraná. São José dos Pinhais é a maior e mais antiga cidade da região metropolitana de Curitiba, com 320 anos de história completados em 2010. Possui, aproximadamente, 300 mil habitantes e é uma das mais ricas do Paraná, com a terceira maior arrecadação e a segunda colocação no ranking de exportações, dentre os 399 municípios do estado.
Relacionadoabaixo os pontos fortes de São Jose dos Pinhais:
• 1ª Cidade mais dinâmica do Paraná e 39ª do Brasil – Fonte: Gazeta Mercantil – 2007.
• 3º Pólo automotivo do país. – Fontes: PMSJP e ANFAVEA – 2007.
 • 2º Maior PIB per capita (R$ 26.919,64) da Região Metropolitana de Curitiba (1º Araucária). – Fonte: IBGE – 2007.
 • 3ª Maior arrecadação de ICMS do Paraná (1ª Curitiba e 2ª Araucária). – Fonte:SEFA – 2008.
 • 2ª Maior exportadora do Paraná (1ª Paranaguá) no 1º trimestre de 2008. – Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 • 7º Melhor índice de trabalho e renda entre os municípios brasileiros. – Fonte: Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) 2011 
• Está entre as 100 cidadesmais desenvolvidas do país. – Fonte: Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) 2011
 • 17ª Maior exportadora do País. – Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – 2007.
 • 1ª Posição da região metropolitana de Curitiba na produção de hortículas. – Fonte: CEASA/PR – 2006.
 • 4ª Cidade que mais...
tracking img