Pesquisa-projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa - projeto

Nós professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora “Ascendina Feitosa”, localizada em Vila Paulista no município de Barra de São Francisco, desenvolveuo projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying” trata mais especificamente do problema de bullying na escola.

O projeto surgiu a partir da observação dos professores sobre ocomportamento dos alunos no ambiente escolar, como por exemplo, apelidos, agressões moral, física e verbal, além de brincadeirinhas de mau gosto. A partir desta constatação, viram a necessidade e aurgência de criar um projeto que viesse reduzir esses problemas na escola.

Os responsáveis pelo projeto foram todos os professores da escola, que contaram com a efetiva participação dos técnicos dolaboratório de informática e com o apoio da equipe gestora da escola, criando desde modo um projeto interdisciplinar.

O projeto foi direcionado a toda a comunidade escolar, mas teve a participação ativae efetiva dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que para envolver essa comunidade usaram de várias estratégias, como a apresentação de seminários em slides sobre os temas racismo, pluralidadecultura, orientação sexual, entre outros, que suscitaram reflexões e debates acalorados; até a criação e interação em comunidade virtual no site orkut para trocas de experiências e depoimentos relacionadosàs práticas de bullying; a montagem de mural para expor as pesquisas e descobertas com o intuito de sensibilizar todo o alunado e a comunidade escolar em relação aos temas estudados.

Cada professorbuscou em sua disciplina um gancho para trabalhar o tema. Assim, a professora de Inglês e Português criou cartazes de campanha contra o bullying e apresentou jornais, revistas e livros que tratavam doassunto. Em História, foi trabalhada a questão do negro e do racismo no Brasil, que também é um dos motivos do fenômeno. Já a Geografia estudou os fatores políticos e econômicos que traçam os...
tracking img