Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE
CAMPUS SÃO SUL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECANICA
















Pesquisa Operacional

Professor







PESQUISA OPERACIONAL




















abril 2013
Introdução

Pesquisa operacional é um método cientifico de tomada de decisões, consiste na descrição de um sistema baseadonum sistema.
A Pesquisa Operacional surgiu durante a segunda guerra mundial, para resolver os problemas de estratégia e tática.
A Pesquisa Operacional divide-se em seis fases.


Formulação do problema;

Construção do modelo do sistema;

Calculo da solução através do modelo;

Teste do modelo e da solução;

Estabelecimentos de controle da solução;

Implantação e acompanhamento;Formulação do problema
Nesta fase, o administrador do sistema e o responsável pelo estudo em pesquisa operacional deverão discutir no sentido de colocar o problema de maneira clara e coerente, definindo os objetivos a alcançar e quais os caminhos possíveis alternativos para que isso ocorra.

Construção do modelo do sistema

Osmodelos que interessam em pesquisa operacional são os modelos matemáticos, isto é, modelos formados por um conjunto de equações e inequações.

Variáveis controladas ou de decisão

São variáveis cujo valor está sob controle do administrador. Decidir, neste caso, é atribuir um particular valor a cada uma destas variáveis. Numa programação de produção por exemplo, a variável de decisão é a quantidadea ser produzido num período, o que compete o administrador controlar.

Variáveis não controladas

São as variáveis cujo os valores são arbitrados por sistemas fora do controle do administrador. Custo de produção, demanda de produtos, preço de mercado são variáveis controladas. Um bom modelo é aquele que tem desempenho suficientemente próximo do desempenho da realidade e é de fácilexperimentação. Essa proximidade desejada é variável, dependendo do objetivo proposto.

Cálculo da solução através do modelo

É feito através de técnicas matemáticas específicas. A construção do modelo deve levar em consideração a disponibilidade de uma técnica para o cálculo da solução.

Teste do modelo e da solução

Esse teste é realizado com dados empíricos do sistema. Se houver dados históricos,eles serão aplicados no modelo, gerando um desempenho observado no sistema. Se o desvio verificado não for aceitável, reformulação ou mesmo o abandono no modelo será inevitável. Caso não haja dados históricos, os dados empíricos serão anotados com o sistema funcionando sem interferência , até que o teste possa ser realizado.

Estabelecimento de controle da solução

A construção e experimentaçãocom o modelo identificam parâmetros fundamentais para solução do problema. Qualquer mudança nesses parâmetros deverá ser controlada para garantir a validade da solução adotada. Caso alguns desses parâmetros sofra desvio além do permitido, o calculo de nova solução ou mesmo a reformulação do modelo poderá ser necessária.
Implementação e acompanhamento

Nesta fase, a solução será apresentada aoadministrador, evitando-se o uso da linguagem técnica do modelo. O uso da linguagem do sistema em estudo facilita a compreensão e gera boa vontade para se observar o comportamento do sistema com a solução adotada. Algum ajuste pode ser requerido.


PESQUISA OPERACIONAL

Apresenta uma base teórica sobre a Pesquisa Operacional, condição indispensável para a caracterização do problema estudado esua inserção científica nesta área do conhecimento.


Introdução à Pesquisa Operacional


Em o termo Pesquisa Operacional é uma tradução (brasileira) direta do termo inglês Operational Research, que em Portugal foi traduzido por Investigação Operacional e nos países hispânicos, por Investigación Operativa.


A Pesquisa Operacional têm o objetivo fundamental...
tracking img