Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Pesquisa Operacional - Definição


A pesquisa operacional (P_O) é um método científico de tomada de decisões. A P_O é utilizada basicamente para melhorar e otimizar o desempenho de sistemas complexos através da análise de modelos que mais se aproximem da realidade.

O elemento em estudo (custo, etc) que leva à melhoria e otimização de desempenho de um sistema, constitui o problema a sersolucionado e, portanto, a decisão a ser tomada em termos de P_O. Em linhas gerais, uma P_O consiste na descrição de um sistema organizado com o auxílio de um modelo, e através da experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema.

A pesquisa operacional é uma metodologia de otimização, portanto, precisa que a análise e a modelagem do problema seja o mais próximopossível da realidade. Pois o modelo será utilizado para encontrar a solução ótima.

A pesquisa operacional pode ser conceituada como uma abordagem científica de problemas. É possível, através de técnicas especializadas e métodos científicos, descrever dificuldades operacionais que antes não eram tratados de forma científica. Para que se possa configurar um determinado problema deve-se observar,modelar e formular precisamente, ou seja, deve-se especificar as variáveis relevantes ao problema, o que deve ser otimizado e quais as restrições pertinentes. Através de tais dados, é possível buscar a solução ou a melhoria para a situação identificada.

A pesquisa operacional tem se mostrado extremamente útil às organizações, proporcionando-lhes inúmeras vantagens, suas ferramentas podem seraplicadas nas mais variadas áreas, como na alocação de pessoas e recursos, transporte, etc. A otimização destes processos dentro de uma estrutura organizacional pode diminuir satisfatoriamente os custos dos mesmos.

O grande alvo da pesquisa operacional é encontrar a melhor forma de utilização de um recurso ou atividade através de um método sistemático. Sua metodologia se dá através do uso demodelos que permitam a simulação de cenários, e assim, permitir que os gestores das empresas avaliem as alternativas para a solução de um problema.

A pesquisa operacional é uma ferramenta aplicada à resolução de problemas que possuem como objetivo a otimização de um sistema. Por exemplo, a situação ótima para um sistema de produção, pode levar a alteração dos valores das variáveis envolvidas para seobter mais lucro ou ter menores custos de produção.



2. Desenvolvendo a Pesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional consiste, basicamente, em construir um modelo como meio de analisar e compreender o comportamento de um sistema real existente, com o objetivo de determinar as condições para o desempenho que se deseja. O resultado deste estudo fornecerá os detalhes para uma tomada dedecisão.
A complexidade de um sistema real resulta do fato de que seu comportamento é influenciado por um número muito grande de elementos variáveis.
Esta é a razão que leva à principal dificuldade em recomendar ações específicas de acompanhamento para cada variável.
No entanto, mesmo numa situação real, que envolva um número muito grande de variáveis, tem seu comportamento fundamentalmenteinfluenciado por uma quantidade reduzida de variáveis principais. Dessa forma, a simplificação do sistema real em termos de um modelo passa primeiramente pela identificação dessas variáveis principais.
A Figura 1.1 representa esta simplificação. O sistema real é um conjunto complexo de variáveis, de forma não muito definida. O sistema real reduzido é o
núcleo do sistema existente que, basicamente,dita o comportamento deste e que pode ser modelado, para efeito de análise, por uma estrutura simplificada.


[pic]

Figura 1.1 – Representação simplificada do processo de modelagem



3. Etapas de aplicação da PESQUISA OPERACIONAL
De uma forma geral, um trabalho de Pesquisa Operacional deve desenvolver-se segundo as fases indicadas no fluxograma da Figura 1.2


[pic]
Figura 1.2 –...
tracking img