Pesquisa envolvendo seres humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade xoxoxoxoxoxo
Curso de Psicologia

Bioética

Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
Diretrizes e Normas para Pesquisa
Questões Sociais, Políticas e de Saúde da População

xoxoxoxoxoxoxoxoxo...........RA.....
xoxoxoxoxoxoxoxoxo...........RA.....


São Paulo
2011
Universidade xoxoxoxoxoxCurso de Psicologia

Bioética

Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
Diretrizes e Normas para Pesquisa
Questões Sociais, Políticas e de Saúde da População


Trabalho apresentado à Faculdade xoxoxoxoxox na disciplina de Bioética do curso de Graduação em Psicologia, orientado pelo Professor xoxoxox.

São Paulo
2011

INTRODUÇÃO

O escopo deste trabalho será abordar como sedesenvolve as pesquisas científicas em seres humanos sob a égide da bioética. Serão levantados pontos para o fácil entendimento dos princípios básicos para uma pesquisa, ressaltando as questões sociais, políticas e de saúde da população a serem observadas, confrontando com a legislação que regulamenta o tema no Brasil, fazendo-se uma análise sobre os critérios éticos aplicados aos projetos Genoma eManhatam.

Já é consagrada no meio científico a preocupação para que as pesquisas assegurem sempre um benefício aos seres humanos, atendendo a questões que zelem pela dignidade da pessoa e aos parâmetros da legislação que regulamenta a este tipo de pesquisa. Aqui no Brasil é a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) n.º 196/96. O projeto genoma humano (PGH) tem como objetivo identificar todosos genes responsáveis por nossas características normais e patológicas, enquanto o Projeto Manhattan teve como objetivo desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América.

DESENVOLVIMENTO

Para a pesquisa que envolve seres humanos, em primeiro lugar é necessário atender aos princípios básicos que a norteiam, pois as mesmas são calcadas em experimentação direta com pessoase para o resultado deve-se atentar ao modo de obtenção dos conhecimentos, zelando para que estes meios não causem constrangimentos, abusos ou seqüelas para os sujeitos da pesquisa. Apesar de todo cuidado, ainda assim qualquer forma de pesquisa é arriscada e é quase sempre invasiva, por isto é notória a preocupação com a tutela da dignidade do sujeito da pesquisa em suas questões física, psíquica,moral, intelectual, social, cultural ou espiritual. Além disso, devem-se atender as exigências da legislação, que conforme informado é a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) n.º 196/96, que estabelece para garantia, preservação da dignidade e integridade dos seres humanos a observância dos cinco referenciais básicos da Bioética: Autonomia, Beneficência, Não-maleficência, Justiça eProporcionalidade. Esta resolução exige o respeito à autonomia do ser humano, elegendo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) como instrumento de manutenção dessa autonomia.

No termo não deve ser utilizado termos técnicos para que a leitura seja de fácil entendimento para o pesquisado e que os termos utilizados pelo próprio pesquisado, ou paciente, seja mantido. Se o paciente for menorde idade o termo deve ser assinado por seu representante legal e se o paciente pertencer a outras comunidades, como os índios, por exemplo, uma via assinada deverá ser mantida e o pesquisador deverá arquivar a 2° via com todos os termos assinados durante cinco anos. Caso haja a necessidade de utilizar-se de filmagens, fotografias dos sujeitos pesquisados, os termos de consentimento para fotografiastambém deverá ser preenchido. Tratando-se de pacientes antigos que não se encontram mais em tratamento ou observação. Além da utilização dos termos assinados anteriormente é necessário uma justificativa onde fiquem claros os motivos que impossibilitaram a obtenção do Termo de Consentimento diretamente dos próprios sujeitos.

É importante destacar que os cincos princípios básicos sejam...
tracking img