Pesquisa descritiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adotou-se, como estratégia, para efetuar esta pesquisa, a realização de estudo de caso, que, para Yin (2001, p. 32), "é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto derealidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e no qual são utilizadas várias fontes de evidencia"; e que, para Vergara (2000), está circunscrito a uma oupoucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país, e tem caráter de profundidade e detalhamento.
O universo da pesquisa está circunscritoà equipe de profissionais que atuam no programa Mãe Curitibana, na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, na coordenação do programa, nos níveis central e distrital (distritos sanitários); e nasUnidades de Saúde (US) do município de Curitiba, onde o programa é desenvolvido (94) no nível local.
A amostra caracteriza-se como não probabilística por julgamento, tendo sido selecionados, pelospesquisadores, os participantes da população mais propensos a fornecer informações precisas (MALHOTRA, 2001). No âmbito da coordenação do programa foram selecionados para as entrevistas 6 (seis) dototal de 11 (onze) profissionais que atuam na coordenação nos níveis central e distrital; e, no nível local, 32 (trinta e dois) profissionais que trabalham em 8 (oito) das 94 (noventa e quatro) Unidadesde Saúde que desenvolvem o Programa Mãe Curitibana, sendo 1 (uma) Unidade de Saúde por Distrito Sanitário (DS), e 4 (quatro) profissionais por US; perfazendo um total de 38 (trinta e oito)profissionais entrevistados.
A amostra de profissionais dos níveis local e distrital foi definida em conjunto com a coordenação do Programa Mãe Curitibana, levando em conta os seguintes critérios: localizaçãogeográfica da Unidade de Saúde - sendo 1 (uma) por Distrito Sanitário-; Unidades de Saúde atuantes no programa desde o início de seu funcionamento; profissionais das respectivas US, com maior tempo de...
tracking img