Pesquisa de mercado de absorventes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.  Mercado

 Histórico do Mercado

Até hoje, ninguém se arrisca a apontar um inventor único ou uma data precisa que marque o aparecimento dessa inovação que revolucionou a vida das mulheres. Entretanto, sabe -se que há pelo menos 2 500 anos as mulheres usavam algo para conter o fluxo sanguíneo “naqueles dias”. Um dos primeiros registros dos absorventes   aparece nos manuscritos dogrego Hipócrates, que viveu entre 460 e 370 a.C. e é considerado o pai da medicina. Em uma de suas obras, ele menciona uma proteção menstrual que era usada dentro da vagina (não dá para conhecer maiores detalhes porque há poucas descrições sobre o objeto).

Até o início do século 20, o absorvente mais usado eram as “toalhinhas”, nome popular das faixas de tecido dobradas em três partes, depoislavadas e reutilizadas.

“Elas não eram tão práticas como os produtos de hoje, mas cumpriam bem sua função, desde que fossem utilizadas bem sequinhas, evitando a umidade que traz inflamações e fungos”. Os estudos para a criação de absorventes descartáveis começaram na Alemanha, ainda no fim do século 19. O primeiro desses produtos, uma espécie de bandagem que as mulheres colocavam sobre a calcinha,apareceu nas lojas em 1890. Outros avanços significativos aconteceram na década de 1930.

Em meados da Guerra Mundial alguns cientistas inventaram um tipo de tira de algodão super absorvente para poder atender aos feridos das batalhas, após a Guerra as enfermeiras perceberam que essa “tira” seria útil durante o período menstrual, trocando os paninhos de algodão, pelas tiras absorventes.

Nessaépoca, chegou ao Brasil o Modess, o primeiro absorvente descartável vendido no país. Em 1933, nos Estados Unidos, surgiu o primeiro registro de patente de um absorvente interno – por aqui, a novidade só chegaria quatro décadas depois, com o O.B.

   1854

Inventores americanos registram as primeiras patentes de um cinto com tecidos absorventes laváveis, para substituir as antigas toalinhasusadas até então

   1890

Na Alemanha surge o primeiro absorvente descartável, o Hartmann’s, uma bandagem vendida em caixa com seis unidades. Anos depois, o produto chega à Inglaterra e aos Estados Unidos

  1894

Inventores alemães criam uma calcinha com uma espécie de cinto lavável acoplado. A criação, porém, não faz sucesso e logo cai em desuso

DÉCADA DE 30

O Modess, da Johnson &Johnson, é o primeiro absorvente descartável a chegar ao Brasil. O produto, que era importado de fábricas nos Estados Unidos, só começou a ser industrializado aqui em 1945

2011

Grande variedade de absorventes para todas as idades e classes sócias,os mais inovadores e diversificado leque de produtos.




História dos Absorventes Internos

O primeiro indício de uso deabsorventes internos remonta a 3.500 anos atrás, quando eram utilizados com fins diversos. Entre os anos 500 e 400 a.C., o grego Hipócrates já tinha descrito o uso de um tipo de tampão, feito de uma gaze de fios embrulhados a um pedaço de madeira.

Também existem provas de que as mulheres do Egito, Assíria e Babilônia de classes sociais privilegiadas utilizavam papiro amaciado para sua proteçãointerna, enquanto as mulheres de classes populares usavam cana aquática amaciada.

No resto do mundo, as mulheres improvisavam tampões conforme os materiais que tivessem disponíveis. Em Roma utilizavam lã; no Japão papel; na Indonésia fibras vegetais; na África equatorial rolos de erva.

No início do século XX, quando o uso do absorvente interno era mal visto, as atrizes ebailarinas fabricavam tampões de algodão caseiros. Naquela época existia uma grande desinformação e havia preconceitos morais acerca de tudo aquilo relacionado com a menstruação, especialmente com a proteção interna

Na Segunda Guerra Mundial as mulheres mudaram de vida radicalmente. Abandonaram os lares e cozinhas para ocupar os postos de trabalho que seus maridos tinham deixado vagos pela...
tracking img