Pesquisa de MATECO Cimento Portland

1648 palavras 7 páginas
Faculdade Multivix - Vitória
6º período de Engenharia Civil

Osmar Paiva Coutinho Filho
Rafael Brito Bronzon

Pesquisa sobre
Cimento Portland

Vitória - ES
Outubro / 2014
Osmar Paiva Coutinho Filho
Rafael Brito Bronzon

Pesquisa sobre
Cimento Portland

Pesquisa de Ciência e tecnologia dos Materiais apresentada ao Curso de Engenharia Civil, da universidade Multivix Vitória
Professor: Wandercleiton da Silva Cardoso

Vitória - ES
Outubro / 2014
Sumário
1. Introdução
2. Composição
4. Tipos
6. Nomeclatura
7. Processo de Fabricação
8. Referências

Introdução
O cimento portland foi criado em 1824 pelo quimico Joseph Aspdin, e tem esse nome em homenagem a uma ilha britanica chamada de Portland. Ele é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, ele não se decompõe novamente. O cimento portland é um aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer Portland, gesso e adições normatizadas finamente moídas.
O composto hidráulico ativo é produzido devido a combinação de certas matérias químicas, são elas Cálcio (Ca), Silício (Si), Alumínio (Al) e Ferro (Fe).
Os materiais corretivos mais empregados na indústria do cimento são areia, bauxita e minério de ferro. A areia é utilizada quando ocorre deficiência em SiO2; a mistura de óxidos de alumínio hidratados é utilizada quando ocorre deficiência em alumínio nas matérias primas; e o minério de ferro (geralmente hematita) é utilizada quando corre deficiência em ferro.

Composição O cimento portland é composto de clínquer e de adições, e essas adições podem variar de um tipo de cimento para outro e são principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento.
As adições são matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase demoagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento. Essas matérias-primas são o gesso,

Relacionados

  • mateco
    1691 palavras | 7 páginas