Pesquisa de marketink

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO DE FUNDAMENTOS DA OPINIÃO PÚBLICA
UVA Comunicação Social – Abril de 2013
Valendo até 2 (dois) pontos na P1 (opcional)

Texto 1:
“...a publicidade...apresenta-se como uma espécie dereflexo multifacetado de opiniões já constituídas e cristalizadas: é uma pura estratégia de inculcação de produtos de todo gênero, tanto de objetos como de mensagens, com a conseqüente transformação docidadão produtor de opinião pública em consumidor de mensagens que se apresentam como reflexos dessa opinião e com a inscrição de todas as dimensões da vida social com as marcas da lei domercado” (Rodrigues, 1985:12).

Texto 2:
“Simplificar, dramatizar, pouco ou nada concluir: eis o manual minimalista da imprensa hoje...A palavra jornalística é o império da simplificação a serviço daassertividade... as pessoas não falariam, só dariam declarações bombásticas...e de preferência antes das seis da tarde. Essa compulsão pelo simplificado, escamoteia ao público (ou ao que restou dele) não apenas amaior parte da complexidade social mas a complexidade da própria produção do discurso jornalístico.
A palavra jornalística, assim, mais oculta do que revela, mas apesar disso continua a serreconhecida como último reduto da transparência.
A imprensa quer ser um antídoto contra o segredo de Estado, mas se alicerça no uso e no abuso do sigilo da fonte, sempre invocado por aqueles dispostos aadministra-lhe uma ração de informação privilegiada.
A esfera pública retrocedeu às opiniões lastreadas mais na reputação de quem as emite do que na qualidade provada de seus argumentos, vale dizer,àquelas opiniões engendradas à margem da opinião pública e que dela prescindem para impor-se como dominantes: “A esfera pública se torna uma corte, perante cujo público o prestígio é encenado - ao invés denele desenvolver-se a crítica” (LEITE, Marcelo).

A dupla deve escolher apenas 1 (um) dos dois textos, respondendo à seguinte questão, em texto dissertativo de no mínimo 25 linhas:
Baseado...
tracking img