Pesquisa de campo - pesquisa sobre um empresario local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, através de uma pesquisa de campo, visando informações sobre um empresário local, é possível adquirir informações sobre a formação de sua empresa, como é realizado o processo de contratação, processo de limpeza, e o processo de manutenção entres outros assuntos.
Este trabalho tem como objetivo principal, desenvolver conhecimentos de uma boa administração, sabendo omomento certo de usar certos conceitos e aprender com as experiências dos outros.
O trabalho foi realizado com o Sr. Zenatti, proprietário de um supermercado local, com uma estrutura de cerca de 3000m² e dois andares, essa estrutura abrange vários setores que variam entre alimentos e artigos de cozinha, mesa e banho e até Pet - Shops especializados.



Entrevista realizada com o Sr. PauloZenatti de Souza Mendes, 56, proprietário de um supermercado que vem crescendo na região do sul de Minas Gerais, segundo conta Zenatti, o inicio de sua empresa foi cheias de duvidas e problemas que praticamente o fizeram desistir por um tempo, no qual seu galpão onde está situado o supermercado atualmente ficou fechado por anos, sendo utilizado apenas para festas e cerimônias de casamentos.
O Sr.Zenatti, não quis entrar em detalhes sobre os motivos que o fizeram desistir momentaneamente, mas presume-se que através da grande última enchente ocorrida em 2000, na qual muitas empresas tiveram prejuízos ele possa ter dando um tempinho deste tipo de atividade.
Em 2005, seu irmão Marcos Paulo Zenatti de Souza Mendes, 50, voltou de São Paulo, para Minas, então, logo, os dois junto resolvem abrirnovamente um negocio na área de alimentos, ou seja, reabrir o supermercado desta vez com uma estrutura melhor, e com mais diversidades, e visando objetivos em longo prazo.
Após um ano de construção, eles deram início ao supermercado ZENATTI, no dia 29 de abril de 2006, a inauguração, ocorreu de forma fraca, sem poucos clientes, e com um lucro bem abaixo das concorrentes locais, então, com o passardos tempos, a empresa aprendendo a sobreviver em meio às dificuldades que aparecem, foi necessário a criação de um jornal de ofertas, e divulgação na rádios locais, e ofertas todas as semanas, para poder conseguir encontrar recursos financeiros para poder expandir seus negócios em outras cidades.
Zenatti gosta de frisar que o supermercado iniciou com apenas quatro funcionários que inclusive eramseus filhos, que estavam desde o inicio de tudo como operador de caixa, hoje, atuam na retaguarda na empresa, pois são estudantes de administração de empresas e sistemas de informação, e os outros estudam fora da cidade natal. A partir de 2009, a empresa chegou à renda considerável, o que possibilitou a contratação de novos colaboradores para seu supermercado, no numero exato de 14 funcionários,que trabalhavam cerca de 8 horas cada, em áreas como: caixa, açougue, limpeza e padaria.
Em 2010, houve a possibilidade de uma ampliação, a empresa passou a ter um ótimo estacionamento para 40 carros e 10 motos, e também abrange dentro do supermercado áreas de vendas de açaí, milk-shake e sorvetes, fast food, materiais de construção e pet shops especializado, é claro que com todo esse aumenta narenda e na construção do supermercado, surgiu a necessidade de aumentar seu efetivo de funcionários com horário de trabalho e salário melhores do que a concorrência.
Em 2011, houve a criação de três supermercados em cidades próximas, mas sem a grandeza da matriz, apenas produtos normais e algumas, apenas o plano de ofertas continuaram a serem iguais. Quanto ao rendimento anual, Zenatti nãodivulgou, ele acredita que com os rendimentos anuais, a empresa possa chegar a ser um dia a ser de porte grande, mas no momento é uma empresa de pequeno porte,
Um breve histórico sobre os irmãos Zenatti, em suas infâncias aprenderam desde crianças a viver, trabalhando em lavouras, em fabricação de doces, quando maior mudaram para o centro, em busca de trabalho em fabricas para conseguir financiar...
tracking img