Metais pesados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cádmio é um elemento químico de símbolo Cd, de número atômico  48 e de massa atômica igual a 112,4 u. À temperatura ambiente, o cádmio encontra-se no estado sólido

UTILIZAÇÃO

← Fungicidas, baterias, tratamento da borracha, produção de pigmentos, em indústrias de galvanoplastia dando brilho e resistência à corrosão a objetos (Moore & Ramamoorthy, 1984)

← Na natureza, é umelemento traço cuja concentração na crosta terrestre varia de 0,15 a 0,20 ppm, seu principal mineral fonte é a greenockita CdS
← Existem fontes secundárias de obtenção do cádmio, uma delas é a partir de sucatas recicladas de ferro e aço, donde se obtém aproximadamente 10% do cádmio consumido.

TRAÇOS NO AMBIENTE

← A contaminação dos solos por Cd se dá principalmente por mineração,poluição atmosférica de indústrias metalúrgicas, queima de combustíveis fósseis entre outros (Matthews, 1984)

Nas plantas

← Em geral, as plantas absorvem prontamente esses elementos dissolvidos nas soluções do solo, seja na forma iônica ou quelado seja na forma de complexos, normalmente ocorre em pequenas concentrações na solução do solo (Kabata-Pendias & Pendias, 1992). Algumas plantasrevelam grande afinidade para absorver Cd como espinafre e nabo.

TRAÇOS NOS SERES HUMANOS

← o Cd é um dos venenos profissionais e ambientais mais perigosos, o conteúdo de Ca da dieta alimentar tem relação muito estreita com a absorção do metal pela via gastrointestinal e por conseqüência o acumulo no organismo (Brzozka & Moniuszko, 1998).

TOXICIDADE
← Causam maior preocupação osefeitos a baixas exposições durante muito tempo.
← Em pessoas que têm sido expostas a um excesso de cádmio através da dieta ou pelo ar se têm observado danos nos rins. Esta enfermidade renal normalmente não é mortal, porém pode ocasionar a formação de cálculos e seus efeitos no sistema ósseo se manifestam através de dor e debilidade
← Em trabalhadores de fábricas, onde o nível deconcentração de cádmio no ar é alta, tem sido observados severos danos aos pulmões, tais como enfisema pulmonar.
← Um vez absorvido, o cádmio é transportado pela corrente sanguínea até o fígado, onde se une a uma proteína de baixo peso molecular. Pequenas quantidades desse complexo proteína-cádmio passam continuamente do fígado para a corrente sanguínea, para ser transportado até os rins e filtradoatravés dos gromérulos, para posteriormente ser reabsorvido e armazenado nas células tubulares dos rins. Este último órgão excreta de 1 a 2% do cádmio obtido diretamente das fontes ambientais. A concentração do metal nos rins é aproximadamente 10 mil vezes mais alta que a da corrente sanguínea. A excreção fecal do metal representa uma mínima quantidade do cádmio não absorvido nosistemagastrointestinal. Por outro lado, se estima que a vida biológica do cádmio nos humanos varia de 13 a 40 anos.


OBS:


Doenças causadas pela Toxicidade – A toxicidade depende dos níveis orgânicos dos íons protetores zinco, cobre, ferro e cálcio.


1. Fibrose e edema pulmonar
2. Enfisema pulmonar
3. Doenças renais com proteinúria e glicosúria
4. Hipertensão arterial sistêmica
5. Diminuição daprodução de anticorpos.
6. Anemia.
7. Diminuição da testosterona.


Síntomas da intoxicação por cádmio – náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, diminuição da temperatura corporal, perda de dentes, dores articulares, hiperatividade.



Interações:


O cádmio interfere com a absorção de cobre, zinco, ferro e cálcio e reduzindo os níveis desses minerais essenciais no organismo.


1.Zinco – O zinco e o cádmio são antagônicos. Nível elevado de cádmio pode agravar a deficiência de zinco. A medida que se aumenta o aporte de zinco, os efeitos da intoxicação diminuem. O cádmio pode substituir o zinco como co fator da carboxilpertidase e alterar a especificidade da enzima.


2. Selênio – O selênio protege o organismo da intoxicação pelo cádmio.


3. Cobre – Baixos níveis...
tracking img