Pesquisa bibliografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Adolescente e a Mente


O conceito de mente não possui uma definição distinta. O que vemos comumente é a associação de mente ao sistema nervoso central e ao cérebro. Ao se falar de mente,engloba-se outros fatores muito mais amplos, referentes à nossa existência como pessoas e envolve todo o individuo.
A mente é organizada por meio de vários tipos de experiências, que estão envolvidasno processo de desenvolvimento e organização de crianças e adolescentes como experiências sensoriais, táteis, visíveis, físicas e também psíquicas, que começam desde o inicio da vida.
Dessasdiversas experiências, uma destaca-se ao tratarmos da estruturação e organização da mente, e também por envolver a apreensão dos adultos que convivem com adolescentes: A importância da frustração, dacolocação de limites e do não.
Ao dizer não, o adolescente muitas vezes está expressando sua vontade, desejando ser reconhecido como individuo independente e com identidade própria. É muito comum queos adultos de hoje ajam diversas vezes de forma permissiva, o que dificulta a organização mental do adolescente. Entra em questão um fator muito importante para os pais e principalmente para osadolescentes: o limite. Este que não deve ser encarado como uma castração ou proibição ao adolescente, ago que o prejudique; e sim como uma forma de guiar esse adolescente, de garantir um espaço seguro paraque o mesmo possa viver suas experiências essenciais e desenvolver sua mente.
Os adolescentes passam por diversas crises externas, relacionadas às mudanças físicas advindas da puberdade e tambéminternas, referentes às exigências da sociedade e da família. O limite introduzido pelos pais entra em cena com papel fundamental para garantir que esse individuo desenvolva suas atividades guiado deforma consciente e segura.
Outro fator que está relacionado à adolescência é a agressividade. A agressividade nos adolescentes não deve ser vista unicamente como fator negativo e destrutivo,...
tracking img