Fluxo de caixa direto e indireto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
GPA DE CIÊNCIA SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PAMELA FERNANDES DA SILVA







AUDITORIA








Várzea Grande - MT
Maio – 2012
PESQUISA


1. Fazer um resumo do surgimento da auditoria no mundo e no Brasil.


Dentre as diversas áreas de atuação do contador, a auditoria vem experimentandoexcepcional desenvolvimento quer no plano prático, quer no plano teórico. A profissão do auditor data do século XVIII, onde alguns profissionais se autonomeavam contadores públicos, executando, porém um trabalho pouco mais aprofundado do que aquele efetuado pelos contadores comuns.

No século XIX, aparece o denominado perito contador, cuja função básica era a de descobrir erros e fraudes. Apartir de 1900, a profissão do auditor tomou maior impulso através do desenvolvimento do capitalismo, tornando-se uma profissão propriamente dita. Em 1934, com a criação da Security and Exchange Comission, nos Estados Unidos, a profissão do auditor criou um novo estímulo, pois as companhias que transacionavam ações na Bolsa de Valores foram obrigadas a utilizar-se dos serviços de auditoria, para darmaior fidedignidade às suas demonstrações financeiras.

No Brasil, o desenvolvimento da auditoria teve influência de filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras; financiamento de empresas brasileiras através de entidades internacionais; crescimento das empresas brasileiras e necessidade de descentralização e diversificação de suas atividades econômicas; evolução do mercado de capitais;criação das normas de auditoria promulgadas pelo BACEN (Banco Central do Brasil) em 1972, e criação da Comissão de Valores Mobiliários e da Lei de Sociedades Anônimas em 1976.



2. Como você definiria com suas palavras auditoria:


Auditoria é um trabalho muito cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar seelas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade).


3. Quais são os tipos de auditoria e suas funções?
Auditoria interna: é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela ajudauma organização a atingir seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Esta definição é mundialmente reconhecida e aceita, sendo divulgada pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Intetrnal Auditors - The IIA), representado no Brasil pelo IIA Brasil.
Aatividade de auditoria interna geralmente é desempenhada por departamento de uma entidade incumbido pela direção de efetuar verificações necessariamente necessárias e de avaliar os sistemas e procedimentos da entidade, com vista a minimizar as probabilidades de fraudes, erros ou práticas ineficazes. A auditoria interna deve ser independente no seio da organização e reportar diretamente à direção.(in Glossário dos Termos Comuns das Instituições Supremas de Controle da CPLP).
Os principais objectivos de um auditor interno são:
• verificar a existência, a suficiência e a aplicação dos controles internos, bem como contribuir para o seu aperfeiçoamento;
• verificar se as normas internas estão a ser seguidas;
• verificar a necessidade de melhoramento das normas internasvigentes;
• avaliar a necessidade de novas normas internas.
Podemos conceituar auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Deve ser entendida como uma atividade de assessoramento à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes...
tracking img