Pespequitivas sociologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL DOM MIGUEL FENELON CÂMARA


PROJETO ROMERO BRITTO































4º ANO B 2011




PROFESSORA MARLI

JUSTIFICATIVA
A Arte está inserida no currículo escolar como área de conhecimento como declara a LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina o Art. 26: § 2º. O ensino da arte constituirácomponente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Neste contexto, este projeto surge como conseqüência das atividades pedagógicas realizadas pela professora organizadora deste trabalho na área da Arte desta unidade escolar, dos Projetos Pintura Abstrata e Pintura Figurativa, Projeto Tarsila do Amaral eProjeto Cândido Portinari.
Por outro lado, Romero Britto foi escolhido como tema deste trabalho pedagógico por ser uma artista plástico brasileiro, contemporâneo e natural de Pernambuco, um estado vizinho ao nosso, permitindo assim uma situação concreta maior ao nosso alunado. Além desses aspectos, os temas, as formas geométricas e as cores exploradas por este artista plástico em suas peçasproporcionam um conjunto de aspectos alegres do cotidiano, o que proporcionam um atrativo para o nosso público. Além do mais, Britto trabalha com esculturas, conduzindo uma aprendizagem pedagógica desta vertente da Arte.
Somando a estes aspectos a biografia deste artista possibilita uma reflexão para os alunos no que se refere à realidade social que estão inseridos comparando com a deRomero Britto em sua infância. Pois o mesmo procurava reverter sua realidade com a Arte através da criatividade com as cores e a educação. “... na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida... Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”


Também em suas produçõessão abordados valores éticos como amizade, companheirismo entre pessoas e animais, solidariedade com o ecossistema, satisfação no meio familiar e educacional, entre outros, os quais devem ser incentivados e/ou reforçados em nossa sociedade.
Será desenvolvido neste trabalho didático uma releitura das obras deste artista plástico com argila fazendo referência a outro artista nordestino MestreVitalino. Neste sentido, possibilita aos alunos a contemplação de outra vertente ao expressar um novo olhar sobre o mundo por meio da Arte.
Desta forma, este projeto proporciona em seu contexto, não apenas a percepção de umas das áreas do conhecimento, a saber, a Arte, mas o desenvolvimento de valores estéticos e éticos a serem contemplados na sociedade. E além desses fatores, a valorizaçãoda auto-estima do nosso alunado de suas aptidões e o incentivo a reversão de sua realidade por meio de sua criatividade, empenho aos estudos e ao trabalho ao longo de sua vida.


PÚBLICO ALVO:

Trinta alunos do 4º ano B.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a sensibilidade e criatividade ao perceber o mundo que o rodeia e transportá-las em suas peças artísticas ou de outro.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

✓ Comparar a realidade social de nossos dias com a da infância de Romero Britto e perceber que há possibilidade de alterar este quadro.
✓ Identificar a intencionalidade do artista ao relacionar o nome dado e a própria produção artística.
✓ Localizar os destaques dados as cores primárias e secundárias utilizadas por Romero Britto em suas obras.
✓ Perceber aArte tanto como expressão na pintura em telas quanto à produção de peças tridimensionais (esculturas).
✓ Notar os valores éticos abordados nas obras trabalhadas e perceber que são importantes na convivência dos seres humanos em sociedade.
✓ Aperfeiçoar a coordenação motora fina por meio das produções deste projeto.
✓ Conhecer a biografia e a Arte de Mestre Vitalino.
✓...
tracking img