Peso e massa corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Atualmente, as pessoas no mundo inteiro vêm buscando melhores condições de saúde, e para tanto, sempre estão indo atrás de conhecimento nas áreas que se direcionam a saúde. Dentre esses assuntos buscados, estão o peso e a massa corporal, que são essenciais para que se obtenha uma saúde estável, e que serão alvo de estudo no presente trabalho.
Seguindo este contexto,aprofundaremos os estudos apresentados, pondo em vista o que são esses temas, os métodos relacionados às formas de avaliação do peso, como o Índice de massa corporal (IMC), algumas controvérsias do uso de determinados métodos, alguns problemas associados as peso, como a obesidade e a anorexia, assim como outras informações importantes que proporcionaram uma melhor compreensão do assunto. O trabalho foidesenvolvido através de tópicos sucintos, visando uma leitura mais rápida e de fácil entendimento.4
Peso e Massa Corporal
Os assuntos Peso e Massa Corporal são uns dos temas mais falados eestudados atualmente por pessoas do mundo inteiro, que se preocupam com sua saúde, sendo elas dos ramos que trabalham com atividades físicas, ou pessoas comuns que não tem ligação direta com estas áreas.
Ao falarmos do peso de uma pessoa, estamos nos referindo à medidade sua massa corporal, da gordura, musculatura e outras estruturas do corpo. A massa corporal, por sua vez, é todo o conjunto dossegmentos do corpo humano, que está dividido em dois:
- Massa Corporal Magra: É a porção do corpo isenta de gordura. Ela é constituída de ossos, músculos e vísceras (órgãos internos do corpo que contêm espaços que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excreções ou secreções. Exemplos: estômago, intestinos e bexiga).
- Massa Corporal Gorda: é a porção constituída de gorduraarmazenada (encontrada no tecido subcutâneo) e gordura essencial (encontrada nas vísceras, responsável pelo funcionamento fisiológico normal).

Métodos de Avaliação do Peso
- Índice de Massa Corporal (IMC)
O Índice de Massa Corporal é o principal método utilizado para avaliar o peso de uma pessoa, pois é muito simples de ser realizado, prático e proporciona um resultado com bom grau de acuidade,revelando se a pessoa está abaixo do peso, no seu peso ideal, ou alertando-a se estiver acima dele.
Para realizar o IMC, é necessário utilizar uma simples fórmula que foi desenvolvida por Lambert Quételet, no fim do século XIX:

Vale ressaltar que o IMC é apenas um método indicador e não determina de forma inequívoca a situação da pessoa em relação ao peso. Para se obterum resultadopreciso do índice de massa corporal, recomenda-se que a pessoa interessada procure um profissional de saúde que possa lhe orientar.

5
- Índices de IMC

Condição IMC em adultos
Abaixo do peso Abaixo de 18,5
No pesonormal Entre 18,5 e 25
Acima do peso Entre 25 e 30
Obeso Acima de 30

- Pontos fracos do IMC
Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças. Outro problema é a influência, ainda não suficientemente estudada, que as...
tracking img