Antropometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO ANTROPOMETRIA

A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). A antropometria é um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. Como diz Sobral (l985) "o método antropométrico baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano".O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais, e os resultados obtidos podem ser utilizados para a concepção de postos de trabalho, equipamentos e produtos que sirvam as dimensões da população utilizadora. A antropometria divide-se em: (1) somatometria que consiste na avaliação das dimensões corporais doindivíduo- (2) cefalometria que se ocupa do estudo das medidas da cabeça do indivíduo- (3) osteometria que tem como finalidade o estudo dos ossos cranianos- (4) pelvimetria que se ocupa das medidas pélvicas- (5) odontometria que se ocupa do estudo das dimensões dos dentes e das áreas dentárias.

COMPOSIÇÃO CORPORAL

De acordo com Parizková apud Bolson (1997), os componentes que mais variam noorganismo são massa corporal magra e gordura de depósito. Essas variações nos componentes corporais ocorrem de acordo com a idade e sexo, essas alterações são observadas durante toda vida, devido ao crescimento, desenvolvimento e, principalmente devido ao equilíbrio calórico e á renovação energética no organismo com o tempo.
A partir do final da década de 60 iniciou-se, quase que no mundo inteiro, achamada “febre do exercício” visando não só a competição desportiva, mas principalmente a obtenção de um nível físico ideal para manter e preservar a saúde. Todo esse movimento iniciou quando comparações científicas apresentando indícios de longevidade maior entre indivíduos fisicamente ativos, quando comparados com aqueles de costumes sedentários.

COMPONENTES CORPORAIS

- A GorduraCorporal:
É o componente que mais varia no corpo humano e encontra-se em dois locais, de depósito e de reserva. O primeiro é chamado de gordura essencial localiza-se em todos os órgãos, na medula dos ossos e tecidos ricos em gordura espalhados pelo sistema nervoso central, sendo que na mulher a gordura essencial inclui a gordura específica do sexo. Essa gordura é necessária para o funcionamento plenodos órgãos. O outro depósito e onde se encontra a gordura de reserva, é abaixo da superfície da pele. A proporção da gordura subcutânea é semelhante entre homens e mulheres, para Heyward apud Bolson (1997), classifica a média de gordura corporal para homens e mulheres entre 12% e 15% e para as mulheres 22% e 25% como valores considerados ideais para pessoas adultas e não atletas.
O conteúdo dagordura subcutânea e gordura corporal total são calculados a partir da espessura da dobra cutânea utilizando equações de regressão. Essas são utilizadas de acordo com o método de fracionamento corporal (dois ou quatro componentes) adotado.
Um dos métodos de maior validade, utilizado na avaliação da gordura corporal, é a densidade corporal, Keys & Brozek apud ARBELO (1993) definem densidadecorporal como sendo a relação da MC total pelo seu volume. A densidade corporal pode ser estimada através de equações de regressão. A espessura de uma dobra cutânea, ou o somatório de diferentes dobras cutâneas, perímetros de diferentes segmentos, ou ainda idade, podem fazer parte destas equações.
Massa corporal magra (MCM) é denominada pela massa corporal menos a massa gorda, sendo assim é todoo peso corporal desprovido de gordura. A massa corporal magra é relativamente constante no homem enquanto que a gordura pode apresentar considerável variação.

- Massa Óssea
Enquanto crescemos apresentamos um nível de massa óssea estabelecido durante o desenvolvimento intra-uterino. A massa óssea aumenta gradativamente na adolescência chegando a seu pico por volta da segunda década de...
tracking img