Peroxisossomos texto ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Peroxissomos e

Você tem uma noção do que seja peroxissomos?

Bem, eles são organelas esféricas envolvidas por uma membrana vesicular presente no citoplasma, se encontram emtodas as células eucarióticas e não produz o seu DNA muito menos ribossomos pois suas proteínas são importadas do citosol.

A origem do peroxissomo inicia-se nos polirribossomos que estão livres nocitoplasma. É constituído por uma sequência de aminoácidos que estão próximo às extremidades.

Ela é responsável por determinar o destino dessas moléculas e, também, funciona como um sinal paraimportação. As proteínas que contém esse sinal são reconhecidas por receptores da membrana, e é inclusa na organela. Assim, elas aumentam de tamanho e se dividem.

Este é um desenho representativo doperoxissomo.



Qual a função dessa organela?

Os peroxissomo degradam os compostos tóxicos da célula tornando-os menostóxicos. Essa transformação é realizada pela presença de enzimas como a catalase, a urato oxidase, a D-aminoácido oxidase e enzimas responsáveis pela b-oxidação dos ácidos graxos.

Você já deve terbebido ou ter visto alguém beber, mas nunca se perguntou como essas substâncias saem do seu corpo?
Pois é, isso é o trabalho dos peroxissomos. Acontece assim, as células hepáticas, que estãopresentes no fígado, têm que ter grande quantidade de peroxissomos pois precisão eliminar do organismo as substancias tóxicas. Como álcool e outras drogas.

A -oxidação também ocorre nosperoxissomos que sendo convertido em acetil CoA são utilizados nas reações Biosintética no citosol, essas reações também ocorre na mitocôndria, mas só nos mamíferos.E esse processo ocorre como?

Marcados pela Pex5 os produtos que serão degradados são transportados para os peroxissomos, onde sofrerão catalisação e oxidação. Lembra das enzimas citadas...
tracking img