Perigo operario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERIGO OPERÁRIO

O texto “O Perigo operário” fala da participação popular, principalmente popular (com feição proletária) durante a revolução popular de 1830 que foi determinante para otriunfo. Fala também da primavera dos povos um evento no quais os operários exigiam uma republica democrática e social (muito além do que era o objetivo na revolução anterior)
Faz menção àpintura ao lado de Eugène Delacroix onde foi imortalizado o combate de barricadas como principal forma de luta insurrecional. Mostrando uma mulher com o barrete frígio republicano, seios nus,segurando um fuzil na mão esquerda e levantando a bandeira tricolor na mão direita, conclama o povo armado a prosseguir na luta, em meio a combatentes caídos. Ou seja, a luta do proletariado podiarevolucionar a França e causar as mudanças que precisavam ser feitas para que a situação popular.
Em 1848 para sufocar a rebelião o partido da ordem usou a violência como forma de parar osavanços das transformações causadas pelos operários. Isso quer dizer que a revolução causada pela primavera dos povos e pelo apoio popular estava funcionando e certamente levaria os ideais atéentão desejados acontecessem.
Nesse mesmo ano foi realizada a assembléia nacional constituinte para criação da nova constituição na qual foi incorporada uma declaração de direitos, que foi atéentão aceita dado o panorama de retrocesso político e social após a primavera dos povos ter sido brutamente massacrada.
Tudo ia tranqüilo até que Luiz Bonaparte, sobrinho de Napoleão,aplicou um golpe parecido com o 18 Brumario onde se reinstaurou a monarquia hereditária!
Os direitos humanos e os restantes já pareciam a ser somente letras em um papel foi então que pensadorescomeçaram a escrever sobre esses problemas e erros da sociedade, onde a burguesia tinha direitos e o proletariado tinha deveres, um deles chamado Karl Marx de quem o livro começa a falar agora.
tracking img