Perifericos e dispositivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dispositivos e Periféricos
Compreender e descrever os dispositivos e periféricos de um computador

*
* Índice
1 Introdução 3
2 Dispositivos periféricos 4
2.1 Dispositivos de entrada 4
2.2 Dispositivos de saída 6
2.3 Dispositivos Mistos 7
3 Motherboard e componentes 9
3.1 Processador 10
3.2 Memoria RAM e ROM 11
3.3 Chipset 11
3.4 Slots de expansão 12
4Simbiose entre software e hardware 13
5 Conclusão 14
6 Netgrafia 15

*

*
Introdução
O computador é a tecnologia do mundo, está presente em muitas das nossas descobertas noutros ramos de tecnologia e conhecimento, até ao nosso dia á dia banalizado. Neste trabalho serão descritas as utilidades e também as características gerais dos Dispositivos Periféricos, nomeadamente osdispositivos de entrada, de saída e mistos bem como suas interacções. Bem como os constituintes principais de um computador e a relação entre software e hardware.

*
Dispositivos periféricos
Dispositivos periféricos, nomeadamente os dispositivos de entrada de saída e mistos advêm de um grande grupo que é o hardware. A sua utilidade é vasta até porque o computador precisa destes dispositivospara funcionar, só podem ser denominados como periféricos aos dispositivos que se ligam ao computador e que enviem ou recebam dados, nomeadamente os dispositivos de entrada de saída e mistos. Alguns exemplos de dispositivos periféricos na imagem seguinte.

Ilustração [ 1 ]- Representação dos Dispositivos Periféricos

Dispositivos de entrada
Dispositivos de entrada são todos aqueles quetransmitem dados para o computador a fim de serem processados pela cpu e serem transformados em informações úteis. Como por exemplo o Rato; Teclado e Microfone
O Rato foi inventado em 1968 por Bill English e nessa altura era denominado de XY Position Indicator For A Display System, a sua função é de movimentar o cursor pelo ecrã e contem para além do movimento tem mais três operações, que são elas oclique, o clique duplo e arrastar e largar ou mais conhecido por drag and drop. O rato é um dos dispositivos de entrada mais utilizados do mundo e suas aplicações são enumeras. Em baixo imagem de um rato.
Ilustração [ 2 ] - Representação de um Rato


Ilustração 2 - Representação de Rato

O Teclado foi inventado por Robert Moog nos anos 60, no princípio estes podiam ter um custo acima deU$10.000. o teclado como o próprio nome indica é composto por teclas que podem indicar letras números ou símbolos diversos, é um dos dispositivos principais de interacção com o computador. Exemplo de um teclado na ilustração seguinte.

Ilustração [ 3 ] - Representação de um Teclado

Webcam foi uma grande revolução nas conversações na internet, tendo havido uma aceitação imediata no mercado. Foiinventada em 1991 no laboratório de computação da Universidade de Cambridge em Inglaterra. O funcionamento consiste na captura de imagem e consequente envio para o computador. De seguida uma ilustração de uma webcam

Ilustração [ 4 ] Representação de uma Webcam

Dispositivos de saída
Considera-se dispositivos de saída, todos aqueles que recebem informação proveniente do CPU, para nossainterpretação ou utilização de algum modo. De seguida três exemplos nomeadamente o Monitor, Placa gráfica e Plotter
O monitor é das tecnologias que sofreu mais alterações visuais significativas desde tamanhos enormes como 70cm de espessura até á actualidade 2cm, também evoluiu em tecnologia de CRT passou a LCD; plasma e agora a tecnologia de ponta é oLED. A primeira tecnologia consiste num tubo deraios catódicos, o LCD é um monitor de cristais líquidos. O plasma funciona com substâncias gasosas como xenon e néon. O oLED consiste em diodos orgânicos emissores de luz. O monitor permite-nos a interacção visual gráfica com o computador, sendo este indispensável para tal. De seguida exemplos de monitores.

Ilustração 5 - Representação de monitores (LCD; CRT; oLED; PLASMA)

Ilustração 6 -...
tracking img