Perguntas e respontas para entender melhor os pcns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Volume 1 - Introdução
1- A partir de que ano os órgãos governamentais reconhecem o atendimento de crianças de zero a seis anos?
R.A partir da Constituição Federal de 1988. A partir de então, a educação infantil em creches e pré- escolas passaram a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV). O Estatuto da Criança e do Adolescente,de 1990, destaca também o direito da criança a este atendimento.

2- Como é a organização de situações de aprendizes orientados ou que dependem de uma intervenção direta do professor?
R. Esta organização permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos professores, mas essencialmente, na escuta das crianças e nacompreensão do papel que desempenham a experimentação e o erro na construção do conhecimento. A intervenção do professor é necessária para que, as crianças possam em situações de interação social ou sozinhas, ampliar suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da expressão e comunicação de sentimentos e ideias, da experimentação, dareflexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos e brinquedos etc.

3- As crianças desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea ou homogênea?
R. De maneira heterogenia, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixasetárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. Para que se possam atingir os objetivos são necessários selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento destas capacidades.

4- Como é planejada a sequência de atividades?
R. Éplanejada e orientada com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São sequenciadas com intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam ir paulatinamente resolvendo problemas a partir de diferentes posições. Estas sequências derivam de um conteúdo retirado de um dos eixos a serem trabalhados e estão necessariamente dentro de umcontexto específico.

5- Como deve ser a formação do coletivo institucional de educação infantil?
R. Deve ser entendido como organismo vivo e dinâmico, é o responsável pela construção do projeto educacional e do clima institucional. A tematização da prática, o compartilhar de conhecimentos, são ações que conduzidas com intencionalidade, formam o coletivo criando condições, para que otrabalho, desenvolvido seja debatido, compreendido e assumido por todos. Compartilhar é um processo que contribui para que a instituição se institua como unidade educacional no qual são expressas as teorias e os saberes que sustentam a prática pedagógica. Esse processo tece a unidade do projeto educativo que embora traduzida pelos diferentes indivíduos do coletivo, parte dos princípios comum. A unidadeé, portanto, construída dinamicamente.

6- A segurança do espaço e dos materiais nas instituições de educação infantil deve ser?
R. Para as crianças circularem com independência no espaço, é necessário um bom planejamento que garanta as condições de segurança necessárias. É imprescindível o uso de materiais resistentes, de boa qualidade e testados pelo mercado, como vidros e espelhosresistentes, materiais elétricos e hidráulicos de comprovada eficácia e durabilidade. É necessária, também, proteção adequada em situações onde exista possibilidade de risco, como escadas, varandas, janelas, acesso ao exterior, etc. Os brinquedos devem ser seguros(seguindo as normas do Inmetro), laváveis e devem estar bem fixados em área gramada ou coberta com areia e não sobre área cimentada....
tracking img