Performace do motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PERFORMACE DO MOTOR

Conceito: é o desempenho do motor, avaliado principalmente pela potencia que ele desenvolve em diversas situações.

Torque e potência
Torque: É capacidade de fuma forçaproduzir uma rotação. No motor do avião o torque indica o esforço rotacional do eixo sobre a hélice.
Potência: É o trabalho que o motor realiza por uma unidade de tempo.

Os fatores maisimportantes na determinação da potencia de um motor são a cilindrada, a eficiência, e a velocidade de rotação.

Cilindrada:
É o volume deslocado pelo pistão durante o seu curso, o volume que ocupa oespaço entre os pontos mortos. É importante não confundir cilindrada com volume do cilindro, sendo que a cilindrada é a soma do volumes de todos os pistões.

Eficiência ou rendimento:
Indica aparcela da energia calorífica do combustível aproveitada pelo motor. Nos motores a eficiência varia em torno de 25 a 30%. A eficiência depende da melhor construção do motor, e elevada taxa de compressão.Taxa de compressão é o quociente entre o volume do cilindro e o volume da câmera de combustão. Para aumentar a eficiência do motor, seria ideal se pudéssemos adotar taxas de compressão muitoelevadas.

Limitações de rotação da hélice:
Por razões aerodinâmicas, a eficiência do motor cai quando as pontas da hélice atingem velocidades próximas ao som. Por isso os motores aeronáuticos sãogeralmente de baixa rotação e torque elevado. Mas motores com altas rotações acionam as hélices por meio de engrenagem de redução.

Potencia teórica:
É a potência liberada pela queima do combustível,e representa a totalidade da energia contida no combustível.

Potencia indicada:
É a potência desenvolvida pelos gases queimados sobre o pistão.

Potência efetiva:
É a potencia que o motorfornece no eixo da hélice. Ela é igual a potencia indicada, mas tem perdas devido ao atrito nas peças internas do motor.

Potência máxima:
É a potência efetiva máxima que o motor pode oferecer....