Perfil do contador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A historia da contabilidade vem desencadeando mistérios para os arqueólogos, aonde grandes descobertas sobre a origem da contabilidade vem sendo decifrados, Nesse estudo iremos ver, o
ponto de vista histórico evolutivo, apresentando os principais movimentos contábeis do século da historia da contabilidade.
Costuma dizer que a contabilidade deu origem com o trabalho doFrei Lucas Pacioli, através de pesquisa teremos a confirmação que a contabilidade deu inicio bem antes de Pacioli, na era pré-histórica, ou seja, muitos séculos antes de Cristo.
O passado da contabilidade é tão importante quanto compreender o seu presente. Sem o passado não existe o presente, assim como não existirá o futuro.
No primeiro capitulo, são apresentados os primeiros sistemascontábeis surgidos na terra, aproximadamente em 8.000 a.C.
No segundo capitulo é dedicada à consolidação do sistema de partidas dobradas.
O terceiro capítulo realça personagens que contribuíram para o desenvolvimento desse movimento contábil introdutório. São destacados os trabalhos e a vida de Beneditto Contrugli e Luca Pacioli.




Arqueologia contábil

A história dacontabilidade vem recentemente com trabalhos arqueológico encontrando vestígios da utilização de sistema contábil na pré historia durante o período mesolítico (pedra intermediaria) é um período da pré-história situada entre o paleolítico e o neolítico.
O período pré-histórico mesolítico, compreendido entre 10000e 5000 a.C. foi marcado pelo
aquecimento do clima na terra, pondo fim noperíodo glacial.
Com esse aquecimento da terra favoreceu o aparecimento de civilizações nas terras baixas do Oriente, que tornaram essas áreas próprias para o cultivo agrícola e para a criação de animais.
Grandes escavações encontraram materiais utilizados por civilizações pré-históricas apontaram vestígios contábeis utilizado entre 8000 e 3000 a.C. constituíam de pequenas fichas de barro.Essas escavações revelaram fatos importantes para a contabilidade, colocando-a como mola propulsora da criação da escrita e da contagem abstrata.
Escavações também revelaram a existência de outros artefatos de barro assemelhados à caixa, contendo no seu interior e impressões externas- costume sumeriano para identificar devedores ou outras pessoas - que datavam os mais antigos, deaproximadamente 3250 a.C. e denominados de envelopes
As fichas de barro foram classificadas em duas categorias: fichas simples e complexas. As simples possuíam a forma de esferas, discos, cilindros, ovóides, triângulos, retângulos e revelam traços de 8000 a.c sedo usadas principalmente nas zonas rurais; as complexas com grande variedade de formas, porem com incisões ou pontuações efreqüentemente perfuradas, eram muito usadas em cidades e nos arredores dos templos
Esses pequenos objetos eram moldados a mão e endurecidos com calor. Foram encontradas no Iraque mais de 1500 fichas datadas de 6500 a.C.
As fichas contábeis foram as antecessoras e propulsoras da escrita e da contagem no sentido abstrato. Historicamente, a contagem envolveu três fasesevolutivas: o inicio caracterizado pelo chamado correspondente um-por-um, passado para contagem concreta (principalmente com fichas) e chegando na contagem abstrata por meio dos números.
Esta primeira fase envolvida a combinação de um sinal (p. ex., um osso, uma cocha) com uma mercadoria (um carneiro, uma medida de grão, um coco), repetindo o sinal para cada unidade adicional do produto
A segundafase, contagem concreta, caracterizava-se pelo relacionamento de ficha concretas ( ou objeto similares ) com palavras representando números específicos.algumas expressões, como uma dupla, uma braça, um par, indicavam o numero dois, mas não poderiam ser usadas em todas as situações. Na contagem concreta, identificava-se um conjunto de palavras ou de fichas com um conjunto de coisas especificas....
tracking img