Percurso Metodol gico Tuberculosde

3538 palavras 15 páginas
Percurso Metodológico

Incialmente foi realizado através da base de dados LILACS (Literatura Latino Americana de Ciências da Saúde), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), no período de 2002 a 2005, um levantamento acerca do tema: “Tuberculose”, utilizando como descritores: Tuberculose a Calamidade Negligenciada, A Tuberculose nas Prisões do Rio de Janeiro, Estudos de Casos Sobre o Abandono do Tratamento da Tuberculose: Avaliação do Atendimento, Percepção e Conhecimento sobre a Doença Na Perspectivas dos Clientes.
A tuberculose está geralmente associada diretamente a circunstâncias de fraquezas sociais, atingindo principalmente pessoas que habitam em lugares com condições de saneamento básico muito precárias, principalmente presidiários, moradores de rua e em alguns casos até a população indígena. Por conta de um sistema imunológico mais delicado, crianças, idosos e pessoas com o HIV, possuem maior facilidade de adquirir a enfermidade.
Com base nas informações dos autores sobre o tema da Tuberculose hora apresentado nesse trabalho cientifico, foram abordados temas sobre o assunto com os seguintes títulos “Tuberculose a Calamidade Negligenciada”, apontando como a doença chegou ao Brasil e fatores que a OMS juntamente com Governo e municípios após adotarem políticas de controle, trabalham para a possível erradicação da doença, tendo como alicerce uma restruturação geral com início nos anos 90 perdurantes até os dias atuais.
Com a tuberculose sendo cada vez mais negligenciada, a autoridade da área da saúde em todo o mundo tem se preocupado com seus indicies alarmantes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais causas para a gravidade da situação atual da tuberculose no mundo são: desigualdade social, advento da AIDS, envelhecimento da população e dos grandes movimentos migratórios.
Em muitos locais as autoridades deixaram o problema de considerando a doença como se fosse um assunto resolvido, sem lhe dar a devida importância.
O mundo tem se

Relacionados