Pequeno Resumo Aposi O Do Homem No Cosmo

346 palavras 2 páginas
6. A Posição do Homem no Cosmos Nesse pequeno livro, Scheler consegue chegar a um amadurecimento de idéias sobre questões que, conforme suas palavras, o instigaram desde a primeira fase de seus escritos. Uma dessas questões é: Em que consiste o humano?
Para ele, a Filosofia deveria se transformar em Antropologia Filosófica que é a reflexão sobre o lugar que o Homem ocupa no Universo. Ele nega a teoria clássica que explica Deus acima do humano, representada pela tradição judaico-cristã, assim como a teoria helênica cultuando a Razão , o logos e a teoria da moderna ciência da natureza e da psicologia genética. Todas elas, a teológica, a filosófica e a científica natural não conseguem se entender, não existindo assim uma idéia una do homem. Scheler rejeita todas,apresenta a sua filosofia e introduz a idéia de ESPIRITO, semelhante a Hegel, mas distanciando-se dele à medida que explica o espírito, como uma força que vem “de baixo” na sua escala de valores, vem da natureza cega. Já nos referimos acima que os valores mais altos são os mais frágeis, no sentido de mais sutis. São os valores do sagrado: “o poderoso é originalmente o mais baixo, o impotente o mais elevado” (Scheler,1874/1928/2003 pg.63) A realidade mais potente que existe no mundo, é portanto constituída de centros de força do mundo inorgânico, onde age o impulso fundamental. É aí que sua idéia de espírito o aproxima da de Nietzsche e Freud. Incorporando a noção de evolução de Darwin, como movimento dinâmico, deduz que o que na planta é mero processo evolutivo, no animal já aparece como memória e inteligência e, finalmente, no Homem culmina com a reflexão que, ultrapassando o real, consegue idear e com isso pensar sobre aquilo que não é visível. Vê-se que Scheler resgata a metafísica que estava eclipsada desde o século anterior.
Para Sheler, o espírito é uma função particular da consciência, e que possui a capacidade de se desprender do que é orgânico, das prisões biológicas

Relacionados