Pequeno principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A obra conta a aventura de um pequeno garoto que mora em um asteróide. A história é contada do ponto de vista de um homem adulto, mas que nunca esqueceu sua criança interior, diferente dos outros adultos que surgem durante a história.

O principezinho antes de chegar a Terra, passou por outros planetas e encontrou como posso dizer pessoas bem diferentes. Adultos como os que vemoshoje, perfeitamente descritos em suas essências: o viciado em trabalho, o bêbado, os autoritários, etc. Não há como não enxergar em cada um desses personagens, um adulto que conheçamos.

É uma critica aos adultos as suas formas de agir para com os outros, as suas faltas de criatividade em ver o mundo, basicamente, a perda da sua essência infantil. Porque quando uma criança vira gente grande, esqueceque foi criança, pois pensa que não tem mais tempo para isso, não encontra mais razões para ver a inocência das coisas porque há muito acredita ter perdido a sua própria. E o pequeno príncipe representa essa inocência infantil, a curiosidade, à vontade de saber mais sobre o universo e a vida e, como as crianças, o pequeno príncipe jamais recua diante uma pergunta já feita.
Como base na obra deAntoine de Saint-Exupèry foram desenvolvidas as questões.











ANÁLISE DA OBRA “O PEQUENO PRINCIPE”

1- O romance “O Pequeno Príncipe” de Antoine –Sxupéry, embora a principio, pareça um romance simples, apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente entre outros.
Se você tivesse que trocar de lugarcom um dos personagens do romance, qual seria? Porque?
2- O romance mostra uma profunda mudança de valores e, sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos e, como eles podem nos levar a solidão. O livro nos leva a reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues ás preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.
Na sua opinião, porque somoslevados ao longo da vida a nos distanciarmos cada vez mais, do nosso “eu criança?”.
3- Leia abaixo, uma, das varias reflexões do autor e, em seguida, comente.
‘ Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixo sós. Leva um pouco de nos mesmos, deixa pouco de si mesmo. Háos que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso’.
4- O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidadedo mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante da vida.
Na sua opinião, qual o sentido de uma pessoa deixar tudo para trás e sair em busca de algo que nem sempre é muito claro e, que às vezes, nem ela mesma sabe o que é?
5- Segundo Freud,as forças mentais relativas ao principio do prazer manifestam-se, principalmente, relegadas para o inconsciente e operando através dele. O consciente é, sua vez, regida quase somente pelo principio da realidade. Nesta cisão, o homem é afastado de seus anseios e acaba vivendo em contato não com o objeto que deseja e busca, mas com um mero reflexo incapaz de causar satisfação. Desta forma, oprincipio da realidade não contém tantos aspectos que possam ser chamados de reais.
Para tentar reunir estes dois mundos, o do principio do prazer com o da realidade, a criança utiliza a brincadeira. Ela cria um mundo seu, no qual os erros do mundo presente são corrigidos e ela, no meio desta brincadeira, tenta suprir as necessidades que lhe são negadas de satisfação na vida diária.
Com o passar do...
tracking img