pequenas empresas, grande negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O setor de cosméticos no Brasil cresce mais de 10% ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Hoje, existem mais de 1,6 mil indústriasde cosméticos no país. A maioria delas se concentra na região Sudeste. E as pequenas empresas investem no setor da beleza, com novas tecnologias e produtos diferenciados.
O Brasil é o terceiro maiormercado consumidor de cosméticos do mundo. E o segundo quando se trata de produtos para cabelos. Basta dizer que 79% das mulheres usam artigos de beleza todos os dias. E gastam em média R$ 80 por mêscom esses produtos.
A indústria de cosméticos fatura quase R$ 30 bilhões por ano no Brasil. Para levar uma fatia desse bolo, o segredo é descobrir um nicho de mercado, um segmento onde os grandesnão atuam, e cliente para isso não falta. Os brasileiros, em especial as mulheres, estão entre os povos que mais gostam de novidades em matéria de beleza.
É um mercado cheio de oportunidades para ospequenos. “Nós temos cadastrados perto 1,7 mil indústrias no país, e 1,4 mil indústrias são microempresas (...). São elas que buscam nichos de mercado, pequenas tendências que estão nascendo, mas que sãoainda muito pequenas para que médias e grandes empresas explorem esse segmento. As pequenas fazem esse papel meio de formiga e com que esse mercado vá se desenvolvendo, vá crescendo”, diz João CarlosBasilio, presidente da Abihpec.
O empresário Flávio de Oliveira é um desses desbravadores do mercado da beleza. Ele começou em 2009, como a maioria das pequenas empresas de cosméticos: terceirizandoa produção. Flávio lançou uma linha de shampoos, hidratantes, sabonetes e cremes para os pés.
“Quando você começa com volume pequeno, a terceirização é melhor opção. E tem outra coisa, você ficaconcentrado no seu negócio, que é desenvolvimento de produto, mercado, distribuição, promoção, marketing e comunicação”, diz.
Ele escolheu o nicho da terceira idade e acertou em cheio. Os cosméticos...
tracking img