Peps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frutas, Legumes e Verduras
A categoria de frutas, legumes e verduras têm grande importância nos supermercados, pois além de satisfazer as necessidades de consumo dos clientes, também é uma das principais responsáveis pelo tráfego da loja. O varejista não deve aceitar uma seção mediana ou boa, ela deve ser perfeita.

Importância da área de FLV
Nenhuma outra categoria de produtos nossupermercados é capaz de levar tantos clientes à loja, como a área de FLV.
O fluxo gerado pela área de FLV não beneficia somente a venda desses produtos, mas de muitas outras categorias da loja. 
A área de FLV tem grande impacto na percepção dos clientes em relação à qualidade dos produtos e a capacidade competitiva da empresa. 
Há diversos estudos mostrando que os perecíveis são os principais fatorespara a diferenciação dos supermercados e que estas seções são determinantes na escolha de uma loja pelo consumidor, mais do que o preço. E a área de FLV é fundamental para essa percepção. 

Consumo de FLV
O consumo per capita no Brasil está em torno de 40 Kg/ano, contrapondo o consumo per capita dos Estados Unidos que alcança patamares próximos a 143 Kg/ano. Somente 44% da população urbanabrasileira consomem frutas e apenas 58% consomem vegetais.                                
Cabe ressaltar que cerca de 70% do total demandado de FLV está concentrado em três grandes regiões metropolitanas brasileiras: SP, RJ e BH.

Novos hábitos ampliam mercado
Há cerca de vinte anos os produtos de FLV representavam de 2%  a 3% da receita das lojas. 
O supermercado ampliou o mix de produtos, alémde oferecer facilidades como segurança, praticidade, qualidade, preço, limpeza, estacionamento e opções de pagamento. Resultado: a venda de FLV cresceu muito no varejo e hoje representa entre 8% e 12% do faturamento das lojas.
Pesquisa realizada pela Latin Panel, com exclusividade para a APAS, mostra que 40% dos consumidores brasileiros são leais ao canal supermercados. Que 50% dos domicíliosconsomem frutas, legumes e verduras todos os dias e que os consumidores que entram no supermercado para comprar FLV acabam gastando mais 20% com outros produtos.
As perdas de FLV são altas, cerca de 6% no varejo. Em toda a cadeia produtiva (do produtor ao consumidor final) as perdas, em alguns produtos, podem chegar a 30%.  Cuidar desse item pode representar um acréscimo de até 0,5% no resultadolíquido da loja.

A grande verdade
A estratégia comercial dominante das lojas tem sido de usar os FLV como chamariz, tendo somente o preço baixo como principal atrativo. 
As lojas em geral, carecem de compradores com conhecimento mais profundo do produto, da sua valoração, das suas características qualitativas e das cultivares. 
Faltam funcionários capacitados para o manejo dos produtos.
Não hápessoal com conhecimento para orientar o consumidor, o que é fundamental para uma maior penetração dos produtos FLV. 
Seções pouco atrativas onde se compra apenas em último caso.

Condicionantes importantes
O fato dos clientes comprarem frutas e verduras frescas diariamente, preços oscilando todos os dias, aliado ao tempo médio gasto para a realização das compras tem ajudado o setor a ganharimportância cada vez maior nas lojas. 
Outro fator que tem ajudado muito a seção de FLV a crescer seu volume de vendas e sua importância, são as promoções periódicas com 1 ou 2 dias na semana e com produtos sazonais isso ajuda a divulgar a marca da empresa e faz com que os clientes percebam a loja como tendo preços mais competitivos. 

Organização e gestão dos departamentos
Frutas e VerdurasLocalização do departamento: entrada (direita), centro, fundo, saída da loja.

Avaliação do departamento
Índice de compras no setor (ICS)
Número de clientes que COMPRAM FLV na loja x 100/Número de clientes que COMPPRARAM na loja
Se o índice de compras for inferior a 50%, devem-se analisar a adequação do setor aos clientes quanto à qualidade, preços, variedade, exposição, tipo de venda,...
tracking img