Pendulo simples e composto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INÉRCIA ROTACIONAL

INTRODUÇÃO

Em Mecânica, o momento de inércia Rotacional mede a distribuição da massa de um corpo em torno de um eixo de rotação. Quanto maior for o momento de inércia deum corpo, mais difícil será fazê-lo girar. Contribui mais para a elevação do momento de inércia a porção de massa que está afastada do eixo de giro. Um eixo girante fino e comprido, com a mesmamassa de um disco que gira em relação ao seu centro, terá um momento de inércia menor que este. Sua unidade de medida, no SI, é quilograma vezes metro ao quadrado (kg·m²).
Pode-se citar comoexemplo, o fato de ser mais fácil girar uma longa haste em torno de seu eixo central (longitudinal) do que quando girado em torno de um eixo perpendicular à haste que passa através de seu centro. Arazão para esta diferença é que a massa está distribuída mais próxima ao eixo de rotação em primeira rotação do que na segunda, ou seja, o momento de inércia da haste da primeira rotação é muito menor.Em geral, um momento de inércia menor significa uma rotação mais fácil.

CONCLUSÃO

Com os valores obtidos pelos cálculos e comparando momento de inércia teórico com o experimental, nota-seque a diferença entre os valores é devido aos possíveis erros no procedimento, assim como, erros na incerteza através nos números significativos. Para obter o resultado do momento de inérciateórico da peça, foi necessário o estudo e conhecimentos do momento de inércia de um corpo rígido em torno de eixos fixos. Além de observarmos que o momento de inércia depende do posicionamento do eixo edo centro de massa.

BIBLIOGRAFIA

* Movimento de Rotação. Acesso 01 mar 2013. Disponível em:http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2008/TaniaC-Dirceu_F609_RF2.pdf.
* HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Fundamentos de física, Vol. 1 – Mecânica, 8ª Ed. Editora LTC, 2006;
* Mundo Educação. Movimento de Rotação. Acesso 17 fev 2013. Disponível em:...
tracking img