Pendulo Simples Rev01

644 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Campus Universitário de Florianópolis
Curso de Física
Laboratório de Física II

RELATÓRIO
PÊNDULO SIMPLES

Maikel D. R Baigorria
Adroaldo Serafim
Jailson

Florianópolis
Março de 2015

2 INTRODUÇÃO Neste relatório da experiência M003 trataremos sobre pêndulo simples, um movimento que se repete em intervalos regulares de tempo, do mesmo modo como o movimento oscilatório do pêndulo.

2.1 OBJETIVOS
Medir a aceleração da gravidade local;
Identificar o equipamento e explicar seu funcionamento;
Interpretar os dados experimentais coletados bem como os resultados finais.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para a realização da experiência M003, da unidade curricular laboratório de física II, foram efetuados estudos para o entendimento dos tópicos requeridos do experimento de pêndulo simples.

3.1 PÊNDULO SIMPLES
Um pêndulo simples é um sistema físico idealizado, consistindo de um corpo de massa pontual suspenso por um fio inextensível e desprovido de massa.
A extremidade oposta à do corpo é presa num ponto fixo e Ɵ é o deslocamento angular, isto é, o ângulo formado pelo fio e a direção vertical. Se o pêndulo for afastado de um ângulo Ɵ = Ɵ0 e a seguir abandonado, ele irá oscilar, voltando periodicamente ao ângulo Ɵ0. O ângulo Ɵ0 é denominado ângulo de lançamento ou amplitude angular. O tempo gasto numa oscilação completa, ou seja, o tempo gasto para o corpo ir de uma posição qualquer e voltar à mesma posição é chamado período.
Quando o pêndulo se movimenta em pequenas oscilações (ângulo Ɵ0 pequeno, de uns 20º, ou menos, usado ±20º neste experimento). Pode-se dizer que a relação entre o período (T) e o comprimento do fio (L) é dada pela expressão:

T = K.L (1)

Na qual K é constante dada por:

K= (2)
Substituindo as equações chega-se na equação do período de um pêndulo

Relacionados