Penal- filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE DIREITO PENAL
ALUNA: ROZANA LÍGIA DE O. CANGUSSU

ASSALTO AO BANCO CENTRAL

O filme Assalto ao Banco Central[->0], com direção de Marcos Paulo, conta a história verídica de um roubo de R$ 167,7 milhões do Banco Central do Brasil, ocorrido em Fortaleza, em 2005 (foi um das ações mais bem planejadas do País e, do total roubado, menos de R$ 50 milhões foram recuperados até omomento).

O "Assalto ao Banco Central" foi o segundo maior assalto a banco do mundo e o maior assalto a um banco brasileiro. O planejamento, com direito a escavação de um túnel, durou mais de três meses. um túnel de 83 metros ligando uma casa ao cofre do banco. O roubo foi considerado um dos maiores e mais ousados do planeta.
A trama tem início quando Barão recebe de um figurão do crime organizado aproposta tentadora de realizar o maior assalto da história do país. Ao lado de Carla, sua mulher e comparsa, ele começa a recrutar ajudantes e tira Mineiro (Eriberto Leão) da cadeia para exercer o papel fundamental do plano: ser o relações públicas do bando, alugar o quartel general, conhecer os vizinhos e, principalmente, não levantar suspeitas.
Assim o fizeram, os ladrões alugaram ereformaram a casa, deixando os de fora pensarem que a casa abrigava a sede de uma empresa chamada "Gramas Sintéticas". Sob a fachada falsa, o grande fluxo de pessoas e de sacos de terra passava despercebido.
Com base em mapas contendo os sistemas subterrâneos de água, esgoto e telefone de Fortaleza, os ladrões começaram a construir o túnel que ligava a casa à caixa-forte. Uma equipe de 11 criminososparticipou da escavação (no filme). O túnel tinha 80 metros de extensão e 70 centímetros de largura. Toda a passagem era revestida por tábuas de madeira, sacos de areia e lonas plásticas e iluminada por lâmpadas.
O furto aconteceu com data certa marcada (entre os dias 5 e 6 de agosto de 2005), uma sexta-feira e um sábado. Os ladrões atravessaram o túnel e abriram um buraco circular no piso, comaproximadamente 1 metro e era reforçado por concreto e aço, tudo muito bem planejado e mencionado na película. Dentro da caixa-forte, uma empilhadeira bloqueia as três câmeras de vigilância, e os vigias não perceberiam a invasão.
Quatro dos ladrões circulariam no local enquanto os demais arrastariam os pacotes de dinheiro com a ajuda de roldanas.
A ação terminaria na manhã do sábado.

E assimfoi feito. Como o crime só foi descoberto às 8h de segunda-feira, os criminosos tiveram mais de 40 horas para escapar. Eles se dividiram em subgrupos e seguiram para diferentes destinos.

Os bandidos são interpretados por Milhem Cortaz (o Barão), Eriberto Leão (Mineiro), Tonico Pereira (o doutor) e Gero Camilo (Tatu), Creo Kellab (Saulo Oliveira); Cadu Fávero (Firmino); Vinicius de Oliveira(Devanildo); Fábio Lago(Caetano) entre outros. Do outro lado, Lima Duarte e Giulia Gam encarnam os policiais responsáveis pela investigação, além de outros famosos como Hermila Guedes, que interpreta Carla, mulher do Barão e sua comparsa.
Fazem parte do elenco também: Antônia Fontanelle- Regina de Castro; Ilva Nino- Marisa Melo; Paulo Cesar Grande- Glauber Pimentel; Juliano Cazarré- Décio; MiltonGonçalves- Pastor Gonçalves; Cássio Gabus- Martinho; Antônio Azambuja- Moacir Gama; Marcelo Gonçalves- Robson Santana; Jorge Medina- Vagner Medina; Fábio Yoshihara- Fuji (Yoko Unibel); Duda Ribeiro[->1]- Miro (Nadine Santos Foreno Ribeiro Ofimar).

Embora seja inspirado no roubo, o longa-metragem não mostra exatamente como tudo ocorreu na vida real, porque é impossível saber como foi, mas chega bemperto.
O assalto foi feito sem tiros ou disparo de alarme. As especificações do túnel e a forma como os bandidos conseguiram entrar no cofre sem serem detectados, no entanto, foram mostradas da forma como tudo ocorreu na realidade. Pois o diretor teve acesso ao processo e aos laudos técnicos da perícia.

Os bandidos do filme Milhem Cortaz é o Barão, comandante da operação. "Doutor" é o...
tracking img