Pelada do marreta: a festa do futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PELADA DO MARRETA: festa do futebol

José Celi Neto[1]




RESUMO

O jogo de futebol é um momento de festa com característica de reunião de um grupo, que pode partir de um indivíduo e que se prolifera entre os membros até o momento no qual é confirmada. Neste trabalho busca-se identificar o evento festivo esportivo “Pelada do Marreta” como um momento de congraçamento erememoração do futebol amador do Distrito Federal, onde as pessoas se reúnem para festejar, confraternizar e relembrar momentos significativos para os indivíduos que participam.



Palavras chaves: Futebol, Festa, Memória




ABSTRACT:

The football game is a time of celebration with features of group meeting, that it may start of an individual and proliferates among members, until the momentwhen it is confirmed. This article seek to identify the festive sporting event “Pelada do Marreta” as a time of reconciliation and remembrance of amateur football of Federal District, where people gather to celebrate, fraternize and remember significant moments for the individuals involved.

Keywords: Football, Party, Memory




Introdução
Fatos passados dão significadoao presente. Relembrar as datas comemorativas de feitos históricos e grandes conquistas, de personagens marcantes, de momentos da nossa história, favorece e constrói o sentimento de identidade de um grupo. “Datas pessoais são recordadas pela sua importância social que se tornam referências para outras lembranças.” (VIANA, 2006: 9)
Portanto “a memória é constituída e ao mesmo tempoconstituidora de História e histórias, histórias individuais, histórias coletivas, histórias de vida.” (ARISTIMUNHA, 2005: 45).
A história do futebol no Distrito Federal é tão jovem quanto à capital do país – Brasília/DF. Tendo seu início no canteiro de alojamentos dos “candangos” atualmente - Vila Planalto. Os times de futebol existente na época da construção de Brasília/DF que inicioue entre 1956e 1957 eram o Pederneiras, o Rabello, o DEFELÊ (Departamento de Força e Luz), que eram equipes formadas por funcionários da construção civil e outros que foram surgindo junto com a cidade: como o Nacional, o Guanabara, o Alvorada, o Grêmio, o Guará.


Os eventos esportivos são exemplos do poder mobilizador do esporte. Observamos, nos embates esportivos, uma espécie de expressão pública deemoções: o congraçamento, a rivalidade, o êxtase, a explosão em aplausos e lágrimas. São sentimentos que fazem vibrar a alma coletiva.

O esporte nesse âmbito torna-se um fenômeno social que articula com símbolos culturais, produção cultural, lazer, economia e política.
O esporte se situa no plano de experiência pessoal da maioria daqueles que o acompanham. A paixão por ele ou porum clube esportivo é vivenciada desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. No Brasil o esporte que mais provoca essa paixão é o futebol.
“O esporte pertence ao mundo da diversão e do lazer, mas as elites empresariais, os meios de comunicação de massa e os líderes políticos reconhecem o seu potencial de proporcionar lucros, disseminar propaganda e incutir orgulho.” (LEVER,1996:21)


Raimundo Ribeiro Campos apelidado de “Marreta”, remanescente deste tempo, comenta que trabalhavam a semana toda, e no domingo com poucas opções de lazer iam para o campo, “ainda com rastros da moto niveladora. E quem não jogava ficava em volta assistindo, era um amadorismo, mas já havia clubes na frente, o Colombo e o Guará, no caso, que era profissional praticamente, além doRabello”. (Marreta 21/11/2012)”.

Esta possibilidade de lazer mais concreta influencia o aparecimento de equipes representativas de repartições como: do Supremo Federal, do Tribunal Superior Eleitoral, da Câmara, do Senado, do Tribunal Federal de Recursos entre outros.

Segundo Raimundo Ribeiro Campos em 1960 começou a decair o futebol, faltou incentivo, e, o DEFELE que chegou a...
tracking img