Peen forming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEEN FORMING

[pic]


TRABALHO DE APROVEITAMENTO DA DISCIPLINA DE TÓPICOS DE TOPICOS DE USINAGEM DA UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA.



SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 18 DE OUTUBRO DE 2006


ÍNDICE


- Introdução................................................................................... 03

- Definição.....................................................................................04

- Finalidade.................................................................................... 05
Finalidade
Vantagens
Gerenalidades

- Equipamentos e Materiais
Equipamentos Automáticos
Equipamentos manuais




































INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é ampliar nosso conhecimento do processo defabricação Peen Forming, bem como sua finalidade e atual uso na empresa. Prover conhecimento teórico e básico dos Processos de Jateamento de Esferas GRANALHAS (Peen Forming) na Industria Aeronáutica.

































1. DEFINIÇÃO


O peen forming é um processo de conformação de peças metálicas através da projeção de pequenas esferas de aço, em altavelocidade, contra a superfície a ser conformada. O processo é bastante flexível quanto a sua execução, não exigindo ferramentais de conformação específicas para uma dada geometria. Além da conformação, o processo traz um benefício colateral de incrementar a resistência do material a fadiga e a corrosão sob tensão. Estes benefícios colaterais são similares ao tratamento superficial denominado shotpeening.

2. FINALIDADE


1 Finalidade:

* Durante o processo, como ocorre no processo de Shot Peening, a superfície da peça recebe o jateamento controlado de pequenas, e arredondadas granalhas, geralmente de aço. Essa aplicação produz um estiramento elástico da superfície jateada e uma deformação plástica localizada manifestando-se como uma tensão residual de compressão.

* Essa tensãoresidual de compressão, combinada com o estiramento do material, causa uma composta curvatura convexa ao lado jateado, como mostra a figura abaixo:




[pic]

* O processo de Peen Forming é ideal para conformação de revestimentos onde o raio de curvatura é razoavelmente grande sem trocas bruscas na forma dos mesmos. É um método aceito de conformação de revestimentos integralmentereforçados, principalmente painéis de asas de aeronaves.


2 Vantagens:

* - Não há necessidade de matrizes (moldes);

* - Tensões residuais de compressão são gerados em ambas as superfícies, convexa e côncava;

* - Pequenas diferenças na espessura do material podem ser compensadas por diferenças na intensidade de jateamento;

* - Melhoria na resistência a fadiga e na resistência aoaparecimento de trincas devido a corrosão sob tensão;


3 Generalidades:

A intensidade de jateamento necessária para conformação depende da espessura do revestimento e da curvatura desejada.




Assim como no processo de Shot Peening, a intensidade de jateamento e cobertura de aplicação são obtidas pela combinação dos seguintes parâmetros:




- Tipo e tamanho de granalha;

-Tempo de exposição;

- Velocidade da granalha;

- Distância e direção de jateamento.




O processo de Peen Forming normalmente não necessita completa cobertura, isto é, 100% de cobertura mínima. Para as peças onde uma completa cobertura é desejada para melhoria da resistência a fadiga e resistência ao aparecimento de trincas devido a corrosão sob tensão, aplica-se também oprocesso de Shot Peening, antes ou após a conformação (também conhecido como jateamento de saturação).

O processo de conformação por Peen Forming é flexível, pois permite troca de configuração de desenho sem perda expressiva sobre o ferramental inicial e desenvolvimento do processo. Essa nova configuração ou mudança na curvatura pode ser incorporada pelo ajuste de uma nova pressão de trabalho...
tracking img