pedroka

496 palavras 2 páginas
Trabalho de História
Nome ______________________________________________________
1- O francês Saint-Hilaire, ao visitar no século XIX a região do Distrito dos Diamantes (Minas Gerais), explicou da seguinte maneira como ela fora criada no século XVIII: "Tendo o governo reconhecido que a extração de diamantes por arrendadores era frequentemente acompanhada por fraudes e abusos, resolveu explorar por sua própria conta as terras diamantinas (...). O Distrito dos Diamantes ficou como que isolado do resto do Universo; situado em um país governado por um poder absoluto, esse distrito foi submetido a um despotismo ainda mais absoluto."
a) Quais as razões pelas quais era importante para a Coroa Portuguesa que o Distrito Diamantino ficasse "como que isolado do resto do Universo"?
b) Como se dava a exploração das minas por parte da Coroa Portuguesa?
2- Em 1703, estipulou a compra de vinho português pela Inglaterra em troca da importação de tecidos ingleses por Portugal. O texto se refere ao Tratado de:
a) Fontainebleau.
b) Madri.
c) Methuen.
d) Utrecht.
e) Londres.
03- Em 1703, é assinado o Tratado de Methuen entre Portugal e Inglaterra. Esse acordo, segundo Celso Furtado, "significou para Portugal renunciar a todo o desenvolvimento manufatureiro e implicou transferir para a Inglaterra o impulso dinâmico criado pela produção aurífera no Brasil". Explique o que foi o Tratado de Methuen .
04- Leia o texto a seguir sobre a economia mineradora no Brasil colônia. Minas Gerais rural dos anos pioneiros apresentava feições que contrastavam gritantemente com a economia latifundiária de "plantation" do litoral. O surto do ouro criara, pela primeira vez, um mercado a centenas de quilômetros da costa para produtos como cachaça e açúcar, até então apenas exportados.
A descoberta dos filões de ouro nas Gerais acelerou o processo de interiorização da colônia no final dos seiscentos e acentuou o movimento migratório em direção ao sul.
a) Discuta a principal alteração

Relacionados

  • pedroka
    636 palavras | 3 páginas