Pedogeografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 
Neste presente trabalho abordaremos a pedo geografia que e a ciência geográfica que se dedica exclusivamente ao estudo da distribuição dos solos. Veremos neste trabalho que a cadeira de Pedo geografia é das que fornecem ao estudante os meios necessários que o possibilitam a interpretar as diferentes camadas que constituem o solo, sua composição e estrutura dos minerais que fazemparte ou integram os componentes do solo. Do mesmo modo o estudante terá a noção da grande utilidade que o solo. 


























Definição 
As ciências do solo estudam o solo como recurso natural da superfície terrestre, incluindo a formação do solo (pedogénese), sua classificação e cartografia e ainda as suas propriedades físicas, químicas, biológicas efertilidade, bem como a relação destas propriedades com o uso e gestão dos solos. Por vezes, termos que se referem a ramos das ciências do solo, como pedologia (formação, química, morfologia e classificação de solos) e edafologia (influência do solo nos organismos, especialmente plantas), são utilizados como sinónimos de ciências do solo. A diversidade de nomes associados a esta disciplina estárelacionada com as várias associações possíveis. Na verdade, engenheiros, físicos, agrónomos, geógrafos, biólogos, microbiólogos, silvicultores, arqueólogos e especialistas em planeamento regional, contribuem todos para o conhecimento mais completo dos solos e para o avanço das ciências dos solos. 

Etimologia da pedo geografia 
Pedo geografia e a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seresvivos no espaço através do tempo procurando entender padrões de organização espacial e processos que resultam em tais padrões. 

Características 
A composição química e a estrutura física do solo em cada lugar estão determinadas pelo tipo de arterial geológico do qual se origina, pela cobertura vegetal, pelo tempo durante o qual a meteorização agiu, pela topografia e por mudanças artificiaisresultantes das actividades humanas. Os componentes ismários do solo são: 1) compostos inorgânicos, não dissolvidos, produzidos pela meteorização e pela decomposição das rochas superficiais; 2) os nutrientes solúveis utilizados pelas plantas; 3) diferentes tipos de matéria orgânica, viva ou morta, formada por restos vegetais, animais e húmus; 4) gases e água necessários para as plantas e osorganismos subterrâneos. Os solos mostram grande variedade de aspectos, fertilidade e características químicas, em função dos materiais minerais e orgânicos que os formam. A cor é um dos critérios mais simples para qualificar as variedades de solo. A regra geral, embora haja excepções, é que os solos escuros são mais férteis do que os claros. 



Tipos de pedo geografia 
Tipos de pedo geografiasegundo a abordagem: 1- Taxonómica: estudo das áreas (localização) das espécies ou de outros grupos taxonómicos, tal como género, família, etc., em oposição aos agrupamentos ecológicos. 2- Fisionómica: trata da geografia dos seres vivos do ponto de vista de sua forma, ou seja, de sua fisionomia. Estuda as formações vegetais. 3- Ecologia: geografia dos grupamentos ecológicos em relação ao seu meio. 4-Histórica: trata principalmente das migrações e das floras e faunas do passado. Geografia das plantas Fitogeografia Geografia dos animais Zoogeografia Geografia dos solos Pedo geografia Geossistêmica. 




Importância 
Enquanto o ser humano vivia como caçador e colector, não tinha por que cogitar muito da natureza do solo. Possivelmente tivesse apenas o conhecimento de que algumas áreas tinhammaior capacidade de prover alimentos do que outras. Quando começou a cultivar o seu alimento, ao invés de apanhá-lo, o conhecimento da natureza do solo assumiu importância crescente para o seu bem estar. Quando passou de caçador e colector, que era nómade, para agricultor sedentário, áreas florestais foram substituídas por plantações que deram condições para a organização das primeiras...
tracking img