Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INATISMO

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/Licenciatura (Ped 0251) – Psicologia da Educação e Aprendizagem
16/05/11

RESUMO

O presente artigo tem como proposta apresentar uma breve revisão acerca da história da aquisição da linguagem e de algumas contraposições entre a teoria inatista e interacionista. Os estudos linguísticos à luz dessas teorias, suasperspectivas e posturas argumentativas acabam por dialogar, dada a sua importância e abrangência. Esse trabalho visa à contemplação teórica que discute, através dos tempos, os vários prismas da linguagem.

Palavras chaves: Teorias de aquisição da linguagem; inatista; interacionista

1 INTRODUÇÃO

Por volta do século VII a.C Heródoto narra que o rei Pasmético do Egito ordenou que duascrianças fossem confinadas desde o nascimento até a idade de dois anos, sem o convívio com outros seres humanos, a fim de se observarem as manifestações linguísticas produzidas em contexto de privação interativa. Sua hipótese era que, se uma criança fosse criada sem exposição à fala humana, a primeira palavra que emitisse espontaneamente pertenceria à língua mais antiga do mundo.

Ao cabode dois anos de total isolamento, as crianças emitiram uma sequência fônica interpretada como ¨bekos¨, palavra frigia para pão. Concluiu então, que a língua que o povo frígio falava era mais antiga que a dos egípcios (cf. Campbell & Grieve, 1982). Apenas mais recentemente foram feitos estudos sistemáticos sobre como a criança adquire a linguagem. No século XIX, surgem mais experimentos sobre oassunto através dos experimentos com diários da fala espontânea de filhos de lingüistas e estudiosos. Guiados por interesses, tanto profissional quanto paterno, formaram esse tipo de análise.

A partir do século XX, os estudos sobre aquisição da linguagem estavam baseados em uma visão teórica behaviorista. Assumindo que a aprendizagem de uma língua se dava pela exposição ao meio e emdecorrência da imitação e do reforço. O ponto de vista teórico behaviorista defendia que o ser humano aprende por condicionamento, assim como qualquer outro animal. Porém, no final da década de 50 os estudos de Noam Chomsky impulsionam os trabalhos em aquisição da linguagem, com base na posição assumida de que a linguagem é inata. Por volta de 1970 as obras, póstumas, e estudos de Vygotsky começam a exercerinfluência sobre os estudos de aquisição da língua materna. Representou uma alternativa ao construtivismo piagetiano, questionando o inatismo chomskyano. Explica o desenvolvimento da linguagem e do pensamento com tendo origens sociais externas (Scarpa, 2001).

Segundo Pinker (2002), a universalidade da língua e sua aquisição é a primeira razão para suspeitar que a linguagem não é apenasuma invenção cultural, mas o produto de um instinto humano específico. Sendo assim, o presente artigo tem o objetivo de dissertar acerca das idéias e teorias que permeiam o processo de aquisição da linguagem. As contraposições acabam ao longo por interligar-se, postulando o estudo de que coexistem entre si e de que, talvez, nunca se desassociem. Partindo do breve histórico das teorias de maiorexpressão nesses estudos e observando o ponto de vista que as diferem e as aproximam. Desenvolveremos com maior riqueza de detalhes as seguintes propostas: Behaviorismo de Skinner, inatismo de Chomsky, interacionismo de Vygotsky e as considerações de Pinker, Sternberg entre outros. Não esquecendo que o foco em questão será as contraposições inatistas e interacionistas. 

2. AQUISIÇÃO DALINGUAGEM

Skinner é o mais famoso psicólogo defensor da hipótese behaviorista. Um dos seu principais preceitos, e de seus seguidores, é que o aprendizado se dá através de um processo denominado condicionamento operante. Skinner (1957) parte de pressupostos como a premissa de inacessibilidade à mente para se estudar o conhecimento, postura contrária à mentalista e idealista nas ciências...
tracking img