Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

Letí Suñé Letícia Sampaio Suñé

Salvador, 11/01/2006

Letícia Suñé

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

- É um instrumento político, teórico e metodológico que norteará as ações educacionais da IES para consecução de sua missão e dos seus objetivos. - É o documento central da ação institucional e educativa. - Expressão davontade explícita e compartilhada da instituição educativa, visando atingir determinados fins.

Letícia Suñé

OBJETIVOS DO PPI

-Propiciar a qualidade das atividades acadêmicas nas dimensões formal (ou técnica) e política visando o bom desenvolvimento do educando, o preparo para a cidadania e a qualificação para o trabalho. -Construir a identidade da IES. -Projetar o fazer acadêmico da IES ematenção às orientações provenientes do poder central e da legislação.

Letícia Suñé

ARTICULAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO PROPÓSITOS INSTITUCIONAIS Missão Vocação Objetivos Princípios Diretrizes Como construir o arcabouço institucional a partir das afirmações de intencionalidade? PPI Documento central que estabelece as políticas para o fazer acadêmico fiel à filosofiainstitucional

Como operacionalizar ?

PDI É contextualizado no PPI porque o planejamento institucional deve estabelecer ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI. Instrumento de alavancagem institucional, norteado pelas políticas estabelecidas no PPI, utilizando como referências o diagnóstico situacional e a visão de futuro da IES.
Letícia Suñé

O projeto pedagógico é mais do queuma formalidade institucional: é uma reflexão sobre a educação superior, sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, a produção e a socialização dos conhecimentos, sobre o aluno e o professor e a prática pedagógica que se realiza na universidade.
Ilma P. Veiga, 2004

Letícia Suñé

Um bom Projeto Pedagógico Institucional deverá estabelecer a missão, a vocação, os objetivos, os princípios e asdiretrizes de uma instituição educacional de ensino superior; revelar as características da instituição, de tal sorte que se torne em instrumento permanente de recorrência da instituição educacional. Nele não cabem adereços; ser um documento substantivo que delineie os caminhos da instituição educacional; ter caráter permanente, duradouro. Deverá ser, assim, o credo da instituição educacional. Nãopode e não deve ser substituído a cada momento. (Edson Franco, “Na Busca da Identidade do Ensino Superior Particular”).
Letícia Suñé

Dimensões do Projeto Pedagógico Institucional - PPI

ESTADO

SOCIEDADE

INSTITUIÇÃO

Políticas Públicas Sociais

Demandas/ Necessidades

Filosofia, história, inserção, características, perfil, missão

Letícia Suñé

CONCEPÇÃO FINALIDADES DAEDUCAÇÃO RELAÇÃO COM A SOCIEDADE

ENSINO E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

PESQUISA

EXTENSÃO

Letícia Suñé

Estruturação do PPI com base nas práticas significativas e inovadoras das unidades acadêmico-administrativas das IES, identificando e equacionando as potencialidades.

INSTITUTOS

DEPARTAMENTOS

FACULDADES
Letícia Suñé

Níveis de articulação que devem ser considerados na construçãode projetos pedagógicos inovadores:

A situação real e a desejada, reduzindo a distância entre o discurso e a prática

Os diversos atos operacionais e administrativos, conceituais e pedagógicos

O projeto pedagógico institucional e os projetos pedagógicos dos cursos

Letícia Suñé

PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A FORMULAÇÃO DO PPI

(1) Nasce dentro da instituição educativa (2) É concebido eexecutado coletivamente. (3) Deve ser concebido a partir de uma reflexão e análise da missão, dos princípios, dos valores que a comunidade interna professa, do meio sócio-geoeconômico e político em que a instituição se insere e tendo em conta as suas potencialidades, sua trajetória, experiências e tradição.

Letícia Suñé

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PPI

Missão A missão da universidade...
tracking img