Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR

PEDAGOGIA

ARACY OLIVEIRA CRUZ
EDMILSON FARIAS
ERNEST MCHOTA
PALOMA LOBO COSTA
REGINA DE ZEVEDO MOREIRA MENEZES
ROSANE CALDAS DA SILVA

ATIVIDADE I PRÁTICA PEDAGÓGICA II
RELATÓRIO DA VISITA AO EDUCANDÁRIO GENTE MIÚDA

Salvador
2011

ARACY OLIVEIRA CRUZ
ERNEST MCHOTA
EDMILSON FARIAS
PALOMA LOBO COSTA
REGINA DE ZEVEDO MOREIRA MENEZES
ROSANE CALDAS DASILVA

ATIVIDADE I PRÁTICA PEDAGÓGICA II
RELATÓRIO DA VISITA AO EDUCANDÁRIO GENTE MIÚDA

Apresentação do trabalho do curso de Pedagogia a Universidade Salvador como requisito para obtenção da nota parcial da Atividade I da Disciplina Prática Pedagógica II.
Professor Antonio Carlos de Almeida Gouveia Filho
Professora-tutora Patricia Amorim

Salvador
2011
SUMÁRIO

1. ESCOLHIDA - UMAESCOLA COM A CARA DO POVO

2. METODOLOGIA DA PESQUISA

3. COMO TUDO COMEÇOU - A HISTÓRIA DO EDUCANDÁRIO GENTE MIUDA

4. DO CHÃO AO CÉU - A ESTRUTURA FISICA DO EDUCANDARIO GENTE MIUDA

5. PROJETO PEDAGÓGICO - DO TRADICIONAL AO CONSTRUTIVISMO

6. O ALICERCE - DIRETORIA, COORDENAÇÃO, PROFESSORES E COLABORADORES.

7. SUPERANDO ÁS DIFICULDADES

8. PUBLICIDADE EPROPAGANDA

9. PROJETOS ESPECIAIS E DATAS COMEMORATIVAS

10. CONCLUSÃO

11. REFERÊNCIAS

1. A ESCOLHIDA - UMA ESCOLA COM A CARA DO POVO
O Educandário Gente Miúda foi escolhido por ser um espelho da realidade educacional dos moradores de bairros populares da cidade do Salvador, ou seja, a grande maioria das pessoas dessas comunidades começou a ter seus primeiros contatos com o mundodas letras numa escola pequena do bairro, administrado por uma pessoa do bairro, longe dos requintes dos centros da cidade.
Uma escola que demostra confiança para os pais e aconchego para a maioria das crianças que convivem com as “Tias” dentro e fora da escola.
É nesse ambiente familiar, praticamente uma extensão da casa, quase no quintal, que realizamos nossa pesquisa, e descobrimos o quanto égratificante e também importante ensinar para mundos tão jovens mais que convivem desde cedo com os dessabores da vida.

2. METODOLOGIA DA PESQUISA
As metodologias utilizadas para a realização dessa pesquisa foram: visitação in loco, fotos, documentos, registros e entrevistas com professores e alunos.
Todo material foi fornecido com a devida autorização pelo Educandário Gente Miúda,através de seus administradores, colaboradores e pais.

3. COMO TUDO COMEÇOU - A HISTÓRIA DO EDUCANDÁRIO GENTE MIÚDA
Tudo começou quando uma noticia de impacto abateu-se sobre a futura fundadora: a escola que ela prestará serviços durante quinze anos a demitiu. E nesse turbilhão em que se viu envolvida, procurando o que fazer resolver colocar em prática um antigo sonho: abrir uma escola.
Commuita dificuldade, a professora Aracy Oliveira Cruz abriu em sua própria casa com a ajuda da sua filha Andrea Oliveira Cruz a Creche Gente Miúda em 2005 com apenas seis crianças.
Além de cuidar das crianças, tomando conta delas nos horários em que seus responsáveis encontravam-se trabalhando, ela também proporcionava atividades lúdicas para o desenvolvimento psicossocial das crianças.
Com osincentivos e pedidos fervorosos dos pais que acreditavam no projeto e percebia que seus filhos desenvolviam-se cada vez mais, a professora-fundadora Aracy Oliveira Cruz decidiu ampliar seu sonho e em 05 de Fevereiro de 2006 foi fundado o Educandário Gente Miúda devidamente registrada na Secretaria da Educação – DIREC B1.
Localizado no bairro Conjunto Pirajá I, Rua Jasmins, n° 1, num prédio que afundadora encontrou já com a estrutura de escola pronta, que com tempo foi sofrendo algumas modificações e reformas, foi dado o inicio ao educandário atendendo crianças na faixa etária de dois até 10 anos do maternal até o quinto ano.
No total contando com o período da criação da creche, são seis anos de existência de muito amor, dedicação, carinho e sacrifícios.
Por causa e pelo Educandário a...
tracking img