Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

















































SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS 11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14















































1. INTRODUÇÃO


Este portfólio apresenta o seguinte tema de educação, ensino e pesquisa, comobjetivo de entender esse amplo campo do conhecimento em que o ensino está inserido, sendo a educação um dos principais mecanismos de articulação entre os setores; e o saber, por sua parte, é o conjunto de conhecimento, práticas, tradições e ferramentas que permitem a uma sociedade sobreviver, conviver e produzir, buscando o real sentido da vida.
A pesquisa deve ser compreendida como princípioeducativo, ela não busca novos conhecimentos para a ciência ou para uma área do conhecimento, e sim conhecimentos novos por meio da ação investigativa, construindo e reconstruindo caminhos e descobertas de conhecimentos acumulados. Sendo um instrumento enriquecedor do trabalho do professor e, consequentemente, refletirá no processo de ensino – aprendizagem, pois ela está inserida nas atividadescotidianas do contexto escolar. Por meio da pesquisa o professor e aluno podem conhecer e descobrir diferentes recursos e materiais a serem utilizados como motivadores da aprendizagem, incentivando a busca de novos conhecimentos.
As metodologias utilizadas pela educação, ensino e pesquisa visam, permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos, na dupla perspectiva de conhecimento integral dohomem e da sua intervenção e participação no desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade; desenvolver a capacidade para o trabalho, numa atitude positiva face à formação/educação e às necessidades de aperfeiçoamento e de valorização pessoal e social.
O uso de tecnologias na educação pelo professor implica em conhecer bem as potencialidades desses recursos em relação ao ensino dasdiferentes disciplinas, bem como promover a aprendizagem de competências, procedimentos e atitudes por parte dos alunos na utilização das máquinas e o que elas têm a oferecer de recursos.
A escola é um dos ambientes que permitem aprender, vivenciar e aplicar os fatores de articulação social para transformar os educandos em atores sociais e preparar a futura geração a fim de garantir osucesso da sustentabilidade desenvolvendo a postura ética.


2. DESENVOLVIMENTO


Tecnologia na Educação

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários àconvivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. A articulação entre o ensino e a pesquisa permite a transformação sociocultural, quando professores e alunos fazem parte do processo ensino – aprendizagem, cria e recria teorias e produz conhecimento. O professor além do conhecimento que adquiriu e adquire, constantemente, saiba utilizá-lo de forma criativa para tornar suas aulasdinâmicas e interessantes. O material didático pode concretizar o que é ensinado e tem papel importante no trabalho docente de todas as disciplinas.
A pesquisa é uma atividade reflexiva e investigativa, a qual nos proporciona um conhecimento sobre o desconhecido. Essa atividade interage no processo educativo e formativo do sujeito, sendo que é de fundamental importância a discussão e o diálogo.“A pesquisa adequadamente aplicável a educação é a que desenvolve teoria que pode ser comprovada pelos professores [...]” (Dickel, 1998, p. 50).


É através da pesquisa que o professor terá uma ação pedagógica diferenciada, utilizando o princípio educativo da ação reflexão ação, relacionando a teoria e a prática se conscientizando da realidade em que está inserido. O professor...
tracking img