Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Universidade de Tocantins-Unitins

Curso de Pedagogia Unitins/Fael-2008/1

Estágio Supervisionado IV

7° Período

RELATORIO CIENTIFICO DA OBSERVAÇÃO ESPAÇO NÃO FORMAIS
(UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRANCISCO PEREIRA DA SILVA)

Grupo: Ousadia
Acadêmicos:

Andréia Gonçalves Costa
Dejanira de Araújo Vila
Lucinda Aparecida Pereira Batista Ribeiro
Luciana Aparecida TeodoroBatista

Querência do Norte/Primavera de Rondônia-RO

05/2011

INTRODUÇÃO

O presente relatório científico visa relatar a observação dialógica realizada durante o estágio na disciplina de estágio supervisionado IV (espaço formal e não-formal). O espaço não-escolar escolhido pelo grupo foi à Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira da Silva, localizada na Rua Costa e Silva esquina com aAvenida Carlos Gomes, s/n, distrito de Querência do Norte, município de Primavera de Rondônia-RO, sob a direção do Sr. Sebastião Oliveira do Nascimento.
O presente relatório teve como objetivo observar a atuação do pedagogo em espaços educativos não-escolares, oportunizando-se fazer a articulação entre teoria e prática a partir das experiências vivenciadas no contexto concreto do exercício daprofissão, contrapondo com o conhecimento adquirido durante o estudo dessa disciplina. O posto de saúde observado, conta com 11 salas, sendo: direção, recepção, hiperdia, consultório médico, sala dos auxiliares de enfermagem, sala de observação, sala de esterilização, sala de curativo, farmácia, cozinha, lavanderia e 03 banheiros. No setor de recursos humanos conta com: 02 médicos clínico geral, 01enfermeira padrão, 08 técnicos de enfermagem, sendo que um técnico atende somente o PSF (Programa de Saúde da Família), 05 motoristas, 02 zeladoras, 02 cozinheiras, 06 agentes comunitários de saúde e 01 agente administrativo.O grupo identificou as seguintes problemática na Unidade de saúde: quadro de funcionários debilitado, falta de pedagogo, porém o grupo optou por intervir sobre a falta de um pedagogo,propondo suas possíveis contribuição neste espaço de forma ampla e consciente.
A experiência do estágio é a principal fonte da aquisição de conhecimentos e habilidades ao bom profissional, ou seja, fonte de um aprendizado único e ampliador de entendimento sobre a prática em outros ambientes educativos, visando contemplar a atuação do pedagogo na integração das equipes de trabalho em diferentesorganizações sociais, em locais que não estejam restritos apenas ás escolas e que estejam envolvidos e compromissados com a transformação social. Foram usadas as citações dos seguintes autores para fundamentação teórica do relatório: NOGUEIRA2005),Woolf(2007,p.50), Esteves(s/d,s/p)e Bonilla(2005,p.79).
O relatório a seguir é composto das seguintes partes: Identificação, Introdução,Desenvolvimento, Considerações finais, Referências e Projeto de Intervenção. Será usada a metodologia da observação e do diálogo para a realização deste relatório científico descritivo analítico.

DESENVOLVIMENTO

No decorrer do tempo, a atual sociedade tem sido marcada por rápidas modificações sociais, que se refletem claramente na área educacional, a atuação do pedagogo antes era uma tarefa limitada doespaço escolar e que, com avanço de estudos na área da educação, sua prática expandiu e está relacionada à educação em geral. E com o intuito dessa nova realidade a disciplina de estágio supervisionado IV, propôs a conhecer de perto esse novo horizonte de aprendizagem, o “ “espaço não formal”. Sabe-se que enfrentar o desafio nesses espaços, exige conhecimento, abertura e disposição parareestruturar-se em consonância com a realidade e com os objetivos diferenciados da escola, já que:
A aprendizagem constitui-se na direção de atingir certos objetivos, lidando dom eles com determinação, perseverança e entusiasmo (NOGUEIRA, 2005).
No que se tange, o profissional deve ter vasto conhecimento de aprendizagem, sabendo lidar-se com o mesmo, quer aonde seja, em espaço formal ou não formal.
E a...
tracking img