Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

4° SEMESTRE PEDAGOGIA

PORTFÓLIO VIRTUAL
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA FINALIDADE NA SOCIEDADE

Adriana Aparecida da Silva RA:338871
Ana Paula Marques da Silva RA:338896Jeane Teixeira Dias RA:299366
Solange Aparecida de Souza RA:299290
Osmarina .R.C. de Amorim RA:299268

MIRANTE DO PARANAPANEMA
NOVEMBRO/2012
APRESENTAÇÃO

Este trabalho apresentado emforma de Portfólio Virtual faz parte das atividades para fins avaliativos da disciplina de Fundamentos Sociológicos da Educação da Universidade Anhanguera ministrada pela profa. Ma. Mariciane Mores Nunes.
É resultado de um trabalho em grupo com o objetivo de registrar nossos conhecimentos e pesquisas que fizemos acerca da temática da Sociologia da Educação e sua representação na sociedade.Para fazer este portfólio foi dividida em 4 etapas que levou-nos pesquisar a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, organização, nos trazendo a compreensão entre os sujeitos e seu coletivo, nos permitindo interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações.
Concluímos que importância desse trabalho justifica-se pelo favorecimento de umaprendizado reflexivo em relação as vivências propostas para conclusão do mesmo.










Etapa 1
O Significado da Sociologia
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na suasingularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
O surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, ela surge como resposta intelectual aos acontecimentos existentes naEuropa do Séc. XIX; as transformações ocorridas na Europa da baixa idade média propiciaram mudanças que levaram ao surgimento da sociologia como disciplina e objeto de estudo de vários pesquisadores.
A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentosrevolucionários. Por sua posição de contradição foi proscrita de centros de ensino e universidades da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, etc.) todos em regimes ditatoriais. Foi acusada ainda de ser disfarce do marxismo e teoria de revolução. Historicamente, a sociologia é um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Comoprincípio para o autor, a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social, como também se preocupa com aqueles eventos únicos,explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
A sociologia na educação tem como objetivo, procurar produzir uma sociedade mais participativa, no sentido de buscarmos maior igualdade e justiça social.

As contribuições da sociologia a educação
Aplicado à educação, esse raciocínio indica que os grupos sociais, a partir dos exemplos de sucesso e fracasso no...
tracking img