Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas
1) Seu desenvolvimento como função específica dentro do contexto escolar se dá no rastro dos avanços da psicologia; no entanto, é preciso considerar que a noção sempre se fez presente naeducação, tendo em vista que a educação em si se propõe á orientação do ser. Até a década de 1920, a Orientação Educacional no Brasil constituía-se de atividades esparsas e isoladas, em que se faziapresente o cunho de aconselhamento, ligado a uma moral religiosa. A partir da década de 1920, com o desenvolvimento urbano-industrial, houve a necessidade de formação para essa nova realidade detrabalho.
2) Após um núcleo comum de matérias relacionadas aos fundamentos da Educação, haveria a opção por uma das habilitações possíveis ao pedagogo, aprofundando os conhecimentos numa determinada área:Supervisão, Orientação, Administração, disciplinas das matérias pedagógicas foram as habilitações criadas nessa reformulação.
3) Essa visão, ainda tão presente no cotidiano escolar, indica caminhos deuma hierarquização do trabalho no cotidiano escolar a partir da condição de ser possuidor ou não de alguns conhecimentos. Nesse modelo, o orientador, ao se debruçar sobre esse cotidiano emdesenvolvimento, analisa-o e o altera, como se só fosse capaz de enxergar as dificuldades encontradas e de propor alternativas a elas.
4) É preciso assumir que a tarefa de orientador se insere num projetocoletivo, em que os trabalhos, sem perda de especificidade das funções e serviços, articulem-se em vista da mesma finalidade e dos mesmos objetivos educacionais. É nesse sentido que “setorizar” a escola éatender ás especificações do trabalho, sem desagregá-lo ou dividi-lo em seus propósitos; é nesse sentido que setorizar não é sectarizar, mas compreender que o conjunto se faz pelos elos comuns dapluralidade(Rangel,1999,p.94).
5) Encarar o cotidiano como processo em que os conhecimentos, avanços e retrocessos são tecidos no interior dos múltiplos saberes e experiências que o permeiam é a...
tracking img