Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pedagogia e a Orientação Educacional
Introdução
O presente ensaio vem mostrar a relação da Pedagogia, do ensino, com a orientação educacional, sendo tratada uma visão crítica da escola e umacontextualização histórica da própria orientação educacional.
Fundamentação Teórica
Na década de vinte, o sistema político e econômico estava em crise, a economia era dependente, sendo exportadora doprincipal produto, o café. Estava ainda surgindo a industrialização, mas não tinha tanta força. Com a crise, as ideias políticas e as práticas pedagógicas eram contestadas. Já no fim da década de vinteas manufaturas do país estavam em ascensão, modificando as estruturas do Brasil.
Em meio a todas essas mudanças veio o pensamento voltado para a falta de qualidade das instituições escolares.Questionaram a melhoria do ensino, assim como a maior abrangência desses, onde iria haver então uma maior oferta.
Queriam que a educação fosse democrática, sendo assim capaz de atingir a todos e fazer comque formem cidadãos no país, participantes das decisões. Visto isso, a classe dominante usou isso como uma forma de controle individual. Nesse momento a tradicional oligarquia estava sendo contestada,e a sociedade mudava, consolidando assim, o sistema capitalista.
Com a industrialização em voga, estava também o pensamento da escola se pública, universal e gratuita. Eliminação do analfabetismopara formar pessoas para o mercado de trabalho, onde haviam uma grande demanda de produção, caracterizando assim o capitalismo.
Havia a dicotomia: educação liberal e a elitista. Wachowicz(1984), diz emrelação ao liberalismo: “ atender ao princípio de igualdade, defendendo a ideia de que a educação era um direito de todos; ser de boa qualidade, voltada para todos, independentemente de sua classesocial, portanto democrática. Enfatizava que as oportunidades eram iguais e dadas a todos, logo o sucesso ou o fracasso escolar seriam atribuídos ao aluno” (WACHOWICZ, 1984).
Já na década de trinta...
tracking img