Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.56-69, Jan/Jun 2006

A ROTINA NAS PEDAGOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: dos binarismos à complexidade
Maria Carmen Silveira Barbosa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca das rotinas na educação infantil demonstrando a sua importância como uma das categorias centrais das pedagogias da EducaçãoInfantil. Sua elaboração foi realizada a partir da revisão bibliográfica de propostas pedagógicas e também através de trabalho de campo em creches e pré-escolas. A discussão central procura deslocar as discussões sobre a rotina de uma concepção antinômica - positividade ou negatividade- para a sua compreensão na complexa rede das práticas educacionais. Palavras - Chave: pedagogias da Educação Infantil,rotinas, instituições de Educação Infantil.

Abstract
This paper presents a discussion about routines in Early Childhood Education pedagogies. This article was elaborated through bibliographic revision of Early Childhood Education pedagogies and empirical work in nurseries and preschools. The main argument of the article is to replace a discussion of routine that emphasizes an antinomicconception – positivity or negativity – for an understanding of routine within the complex network of educational practices. Key-Words: pedagogies of Early Childhood Education, routines, Early Childhood Education institutions.

ISSN 1645-1384 (online) www.curriculosemfronteiras.org

56

A rotina nas Pedagogias da Educação Infantil

Os séculos XIX e XX estabeleceram um corpo de saberes e fazeresque possibilitaram tanto a construção social do conceito de infância como a constituição de instituições de educação infantil e de pedagogias para educá-la e cuidá-la. A categoria rotina emerge como o núcleo central em que operam essas pedagogias. É possível afirmar que os grandes temas em torno do quais se sustentam os discursos políticos e técnicos sobre as pedagogias da educação infantil podemser resumidamente definidos como: a existência de um discurso que institui um estatuto para a infância; a organização de espaços sociais adequados para a educação e cuidado das crianças; o nascimento de um profissional para atuar na educação infantil; a definição de valores para a socialização das crianças derivados de algum tipo de compreensão sobre a educação; a criação de instrumentos de trabalhoe alternativas de intervenções; a seleção de metodologias e de conteúdos; a produção de materiais e equipamentos educacionais; as decisões sobre a organização espacial; as discussões sobre os usos do tempo; a organização da vida cotidiana das instituições e das pessoas sob a forma de rotina. Para Gagnebin (1996, p.84), a reflexão sobre a pedagogia nasceu conjuntamente com a reflexão filosófica nopensamento de Platão. A partir dos escritos desse filósofo, emergiram as duas grandes correntes que, ao longo dos séculos, nortearam as discussões sobre a educação. Apesar de à primeira vista parecerem contraditórias, “essas duas linhas podem conduzir, em contextos diferentes, o discurso pedagógico de um mesmo pensador” (p.85). Conforme a mesma autora, nas Leis e em várias partes da República,Platão trata a infância como um mal necessário, uma condição para tornar-se um cidadão e, para ter sucesso nessa transformação é preciso que a criança seja corrigida, guiada do abandono das paixões e encaminhada para a razão. Por outro lado, na Alegoria das Cavernas, presente na República, ele fala da capacidade inata de aprender, na capacidade de conversão da alma humana. Essa divisão dicotômicados conceitos sobre as capacidades de aprendizagem humana é a base sobre a qual foram constituídas as pedagogias situadas em dois pólos opostos, com sentidos contrários e antagônicos, que foram mantidas, ao longo dos anos, nos discursos relativos à educação. Pode-se afirmar que, desde o século XVIII, as disputas engendradas entre os pensadores iluministas e os filósofos românticos pautaram e...
tracking img